SAMU 192/RN implanta base descentralizada temporária na praia de Pipa

Bases temporárias funcionarão até o dia 15 de julho, servindo como retaguarda para as praias que demandarão um maior fluxo de turistas em função da Copa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Secretario Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Marcelo Bessa, e a Coordenadora Geral do Samu 192/RN, Cecilia Picinin, estiveram na manhã deste sábado (31), participando da solenidade de implantação de uma base descentralizada temporária do Samu 192/RN, na RN 003, no município de Tibau do Sul, na Praia de Pipa, litoral sul do estado. A ação faz parte do lançamento do Plano Operativo da Sesap para a Copa do Mundo. O Plano prevê ainda, entre outras coisas, a ativação de outras duas bases descentralizadas temporárias nas praias de Búzios e São Miguel do Gostoso, previstas para ocorrem neste domingo (1), às 10h.

De acordo com a Coordenadora Geral do Samu 192/RN, Cecilia Picinin, as bases temporárias funcionarão até o dia 15 de julho, servindo como retaguarda para as praias que demandarão um maior fluxo de turistas em função da Copa.

“A ativação destas bases têm grande importância para estas regiões em função do potencial turístico destas cidades. Estamos disponibilizando viaturas com tração nas quatro rodas para facilitar o acesso às praias com áreas de dunas e, assim, permitir um socorro mais ágil e rápido para quem estiver circulando no litoral”, disse Cecília.

Marcelo Bessa falou do acolhimento da Prefeitura de Tibau do Sul, que está oferecendo apoio logístico para implantação da base em Pipa e destacou o processo de regionalização do Samu 192/RN que, nos últimos três anos, aumentou de 45% para 75% a cobertura populacional no RN.

“Essas novas bases irão diminuir o tempo resposta do Samu RN nas ocorrências do litoral e terão impacto positivo para salvar vidas na região. Queremos destacar a parceria dos municípios que tem sido fundamental neste processo”, ressaltou Bessa.

O prefeito de Tibau do Sul, Valdencio Costa, expressou o desejo de que a unidade permaneça oferecendo os serviços após a Copa. Para haver a permanência dos servicos, Cecilia explicou que é preciso uma parceria com o município.

Uma ambulância de Suporte Básico (USB), contando com o apoio de um condutor e um técnico de enfermagem, ficará disponível em cada uma destas praias.

A coordenadora também explicou que o SAMU 192/RN vai dar apoio ao SAMU Natal – que atua somente na capital do estado – disponibilizando duas viaturas de suporte avançado (USA), duas de suporte básico (USB), além de cinco segways que ficarão no perímetro externo à Arena das Dunas.

Desde o início do ano o SAMU 192/RN, através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), também vem realizando capacitações com seus profissionais para atendimento a incidentes com múltiplas vítimas (IMV), com aulas teóricas e simulados.

 

Compartilhar:
    Publicidade