SBT é condenado a pagar R$ 300 mil por danos morais aos ex-donos da Escola Base

Donos de instituição de ensino foram acusados de abuso sexual contra crianças

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19), no site do Superior Tribunal de Justiça. Foto:Divulgação
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19), no site do Superior Tribunal de Justiça. Foto:Divulgação

O SBT foi condenado a pagar R$ 300 mil aos ex-donos da Escola Base, instituição de ensino que foi envolvida em um escândalo em 1994. A Justiça entendeu que a emissora veiculou, sem provas, reportagens que os acusavam de abuso sexual contra crianças.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19), no site do Superior Tribunal de Justiça.

Na época, duas mães acusaram os ex-donos da escola de suposto abuso de seus filhos, crianças de quatro anos de idade.

A Justiça entendeu que as manchetes sensacionalistas da época incitaram a revolta da população, que passou a saquear e depredar o colégio, além de ameaçar os acusados de morte.

Os ex-proprietários processaram o SBT por danos morais, alegando que a emissora ajudou a destruir suas reputações e acabar com a escola. Inicialmente, foi pedido R$ 300 mil para cada um dos donos.

O relator admitiu a revisão da sentença por entender que o valor era desproporcional à ofensa e a indenização ficou em R$ 100 mil para cada um.

Fonte:R7

Compartilhar:
    Publicidade