Secretaria de Turismo de Natal solicita projeto para revitalizar Vale das Cascatas

O projeto será levado e apresentado ainda esta semana em uma reunião com o presidente da Federação do Comércio do RN, Marcelo Queiroz e investidores interessados para que a ideia ganhe corpo e torne-se viável

Vale das Cascatas se encontra em total abandono. Foto:Divulgação
Vale das Cascatas se encontra em total abandono. Foto:Divulgação

O representante da empresa espanhola Baldrick e Munitz SL, Xavier Abad Riera se reuniu hoje, pela manhã, com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril em seu gabinete onde apresentou através de sua solicitação o projeto para revitalizar o Vale das Cascatas que está abandonado na Via Costeira e como sugestão um projeto cultural para o Forte dos Reis Magos que será administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A empresa espanhola está em atividade em alguns países da Europa e principalmente na Espanha, onde atua diretamente com governos e prefeituras, além da  França, México e agora, no Brasil. Xavier Riera apresentou um diagnóstico da situação do turismo em Natal, e fez uma explanação sobre o  projeto para revitalizar o Vale das Cascatas, transformando-o em um Parque de esportes náuticos moderno e sustentável.  “O parque traria benefícios no âmbito do turismo e cidadania, pois ampliaria a estadia do turista na cidade de Natal, e integraria os natalenses aquele complexo”, salientou Fernando Bezerril.

Para o secretário, a união de esforços entre as secretarias municipal e estadual de Turismo, além do apoio da Fecomercio, Pólo da Via Costeira para dar um padrão de utilidade aquele equipamento começa agora com a bandeira levantada pela secretaria de Turismo de Natal. O projeto será levado e apresentado ainda esta semana em uma reunião com o presidente da Federação do Comércio do RN, Marcelo Queiroz e investidores interessados para que a ideia ganhe corpo e torne-se viável. “A Fecomercio é parceira em bons projetos que venham melhorar o turismo sustentável de Natal”, salienta Bezerril.  O projeto para o Vale das Cascatas objetiva aproveitar os recursos marítimos e naturais, que seriam destinados à esportes como surf, windsurf, kitesurf além da pesca recreativa. Segundo Xavier, este iria elevar a demanda turística fora da alta estação em Natal  já que teria capacidade de realizar eventos e congressos náuticos, além de dispor de lojas comerciais voltadas para o segmento náutico.

Sobre o projeto cultural para o Forte dos Reis Magos foi proposto um plano de atrações turísticas para a fortaleza que contaria com uma oficina de turismo, onde seriam vendidos pacotes de viagens e passeios, renovação do mercado de artesanato que já existe no local e um centro de interpretação, aonde o visitante iria, a partir das novas tecnologias, interagir com a história daquele monumento.

Compartilhar: