Secretário da Agricultura anuncia medidas de apoio a pecuaristas atingidos pela seca

- Ao participar ontem à noite da reunião semanal da Anorc (Associação Norte-rio-grandense de Criadores), no Parque de Exposições Aristófanes…

- Ao participar ontem à noite da reunião semanal da Anorc (Associação Norte-rio-grandense de Criadores), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, município de Parnamirim, o secretário estadual da Agricultura, Júnior Teixeira, anunciou três medidas governamentais que já estão sendo adotadas para ajudar os produtores rurais do RN a enfrentar os efeitos calamitosos da seca prolongada que está dizimando o rebanho bovino:
– 1) ampliação da cota mensal de milho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) direcionada para o Rio Grande do Norte para 15 mil toneladas nos meses de abril e maio, com grande possibilidade dessa cota ser mantida nos meses seguintes, de forma que todos os agropecuaristas cadastrados para a compra do produto subsidiado sejam atendidos plenamente. Grande parte do milho passará a ser transportado do Sudeste para cá de navio, já estando prevista a atracação de um cargueiro no Porto de Natal no dia 5 de maio trazendo 12 mil toneladas do grão;
– 2) através de uma parceria entre o Governo do Estado, a Petrobras (que fará doação de óleo diesel) e prefeituras de alguns municípios da região Oeste (que custearão o corte de terras), já estão sendo cultivados no entorno da Barragem Santa Cruz, no município de Apodi, 300 hectares de sorgo irrigado, a ser disponibilizado dentro de pouco mais de dois meses aos criadores da região que não dispõem de volumoso. Da mesma forma, uma parceria entre o Governo, o Coex (Comitê Executivo da Fruticultura do RN) e várias empresas produtoras de melão nos municípios de Mossoró e Baraúna, possibilitará nos próximos dias o cultivo irrigado de cerca de 5 mil hectares de terras com milho e sorgo, com toda a produção sendo direcionada para assegurar alimento para os rebanhos do Estado. Além disso, em caráter de urgência, a Secretaria da Agricultura está estabelecendo contrato, entre hoje e amanhã, com uma grande destilaria de álcool sediada no município de Baía Formosa para que ela reserve parte expressiva da sua atual safra de cana de açúcar para venda exclusiva aos pecuaristas do RN; e
– 3) o Governo, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, assinará nos próximos dias um convênio com a Anorc, por meio do qual disponibilizará uma das suas máquinas perfuratrizes para atendimento rápido e prioritário aos proprietários rurais vinculados à entidade de classe que estejam em dificuldade para garantir água para seus rebanhos. Pelo serviço de perfuração e revestimento dos poços será cobrado preço subsidiado.

João Maia propõe emenda em MP para que carcinicultura seja desonerada de impostos

– O deputado potiguar João Maia, preocupado com a situação dos criadores de camarão do Rio Grande do Norte, elaborou uma proposta de Emenda à Medida Provisória Nº. 609, de 08/03/2013, através da qual inclui o camarão criado em cativeiro no rol dos produtos da cesta básica, a partir do que o produto poderá ser contemplado com a desoneração de impostos.
– Segundo o parlamentar, o objetivo da sua proposição “é restabelecer a competitividade para um setor estratégico da economia primária do Nordeste do Brasil, que ao longo dos últimos anos vem diminuindo sua participação no mercado externo exatamente pela falta de políticas públicas, além de compensar os efeitos adversos da ação antidumping e da brutal desvalorização cambial”.
– João Maia ainda diz que, considerando a importância estratégica da carcinicultura para a geração de emprego e renda para milhares de norte-rio-grandenses, solicitou o apoio pessoal do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, para que, juntos, os dois possam sensibilizar o relator da MP Nº. 609, de modo a que ele acate a proposta de emenda.

Aerotur levará 700 turistas do RN para Orlando em julho

– A empresária Maria Amélia Carvalho, diretora da Agência Aerotur (que tem sede em Natal e filiais em Recife e Fortaleza), anuncia que a empresa levará um grupo de cerca de 700 passageiros de Natal para viver dias de férias nos parques temáticos de Orlando, Estados Unidos, em julho próximo.
– Segundo ela, a Aerotur – que anualmente leva grandes grupos formados principalmente por adolescentes para o lazer em DisneyWorld e outros centros de atração turística norte-americanos – baterá este ano todos os seus recordes de embarques.
– Os passageiros viajarão em voos regulares da TAM e na American Airlines, já que a Aerotur preferiu não fretar aeronaves para atender os pacotes vendidos para julho. Todos ficarão hospedados no Pop Century, em Orlando, dentro do próprio completo de DisneyWorld.
Tema da aula magna da UFRN terá como tema empreendedorismo e inovação

– Será amanhã, às 9:00 horas, no Auditório Otto Guerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a aula inaugural do semestre letivo 2013.1, a ser proferida pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Álvaro Toubes Prata, que abordará o tema “Empreendedorismo e inovação”
– Álvaro Prata foi titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde também ocupou os cargos de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de reitor.

Deputado sugere que Assembleia crie comissão para tratar da seca no RN

– O deputado Kelps Lima ocupou ontem a tribuna da Assembleia Estadual para analisar o quadro de crise social e econômica que desde o ano passado atinge o interior do Rio Grande do Norte, em decorrência da seca que se alastra por todas as regiões.
– Ele declarou que “o problema da seca não é só uma tragédia climática, mas uma tragédia política”. E que, por isso, “não adianta olharmos só para as consequências; é preciso olharmos também para as causas”.
– Kelps Lima sugeriu que seja criada na Assembleia Legislativa uma comissão específica para cuidar da questão da seca, com um olhar diferente: “Vamos inovar. Não podemos ficar esperando a novela se repetir a cada ano. Precisamos elaborar planos para os próximos 50 anos”.
– A proposta de Kelps recebeu, de imediato, o apoio do presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Motta, que parabenizou o colega pelo pronunciamento e conclamou todos os parlamentares a participar de uma audiência pública sobre a seca, a ser agendada para os próximos dias.
– Ricardo Motta ainda destacou que o Legislativo já vem fazendo a sua parte para amenizar os problemas da seca e lembrou que já foram realizadas este ano reuniões com a Associação Norte-rio-grandes de Criadores, Federação da Agricultura e Banco do Brasil, tendo na pauta a seca no Estado.

Compartilhar:
    Publicidade