Segurança – Túlio Lemos

A ex-governadora Wilma de Faria disse, neste sábado, em Mossoró: “Henrique Alves vai ser o governador da segurança, assim como…

A ex-governadora Wilma de Faria disse, neste sábado, em Mossoró: “Henrique Alves vai ser o governador da segurança, assim como serei a senadora da segurança”. Na verdade, segurança pública não é um tema muito bom para ser explorado por Wilma. Os números mostram que em sua gestão, a escalada a violência no RN aumentou assustadoramente. É o caso de dizer: “Teu passado te condena”.

PERIGO

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, está oferecendo à Justiça Federal do Paraná para fazer um depoimento em regime de delação premiada, para falar tudo o que sabe sobre contratos com a Petrobras. Se a delação ocorrer antes de terminar a campanha eleitoral, muitas cabeças políticas do PT podem ser cortadas por causa do escândalo.

NÚMEROS

O resultado da pesquisa Seta/Nominuto sobre o Senado, provocou muita preocupação na campanha de Wilma de Faria. O motivo é que o levantamento foi feito somente em Natal, berço da Guerreira e local onde a mãe de Lauro esperava uma larga vantagem sobre Fátima.

DISCURSO

Por enquanto, no horário eleitoral, Wilma vem ganhando para Fátima. Na condição de ex-governadora do Estado, Wilma usa depoimentos do povo sobre as realizações de seu Governo em praticamente todas as cidades do Estado, o que termina passando credibilidade diante da gratidão e reconhecimento da população.

DISCURSO II

Fátima Bezerra nunca exerceu mandato executivo, mas insiste em discurso comparativo com Wilma, que lhe dá uma grande desvantagem. Dizer que ‘ajudou’ a trazer isso ou aquilo do Governo Federal, mostra força e prestígio político, mas não carimba uma imagem de quem realmente fez. Nessa comparação, Wilma leva a melhor.

INSERÇÕES

A audiência dos programas eleitorais não é a esperada pelos políticos. A população praticamente ignora o horário eleitoral, tido como o palanque eletrônico das campanhas sem ‘povo’. Na verdade, fica cada vez mais evidente a força das inserções do que dos programas. Inserção bem feita produz efeito prático imediato.

IMPACTO

A pesquisa da Seta não foi bem recebida no grupo de Wilma de Faria, tanto que alguns assessores da mãe de Lauro Maia já trataram de descaracterizá-la, dizendo que o instituto estaria ligado aos petistas.

IMPACTO

O fato é que a pesquisa da Seta destacou algo que já vinha sendo mostrado em outros levantamentos: Wilma não é bem recebida pelos eleitores de onde ela já foi prefeita duas vezes e, agora, é vice. No último levantamento da Consult, por exemplo, Wilma apareceu com uma rejeição de 36% em Natal, maior, inclusive, do que o que foi mostrado pelo Seta.

Compartilhar:
    Publicidade