Seis municípios do RN realizam vacinação contra o sarampo

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos

O Ministério da Saúde realizará Campanha de Vacinação contra o Sarampo no interior do RN. Foto:Divulgação
O Ministério da Saúde realizará Campanha de Vacinação contra o Sarampo no interior do RN. Foto:Divulgação

O Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunização promove até 14 de março na região metropolitana dos estados da região Nordeste e em Porto Seguro na Bahia, a Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo. A ação começou em 24 de fevereiro e no Rio Grande do Norte seis municípios da região metropolitana, definidos pelo MS, estão participando: Natal, Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim.

Segundo Stella Leal, responsável técnica pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), “a campanha emergencial tem o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias anos de idade. A iniciativa se deve ao surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco e tenta interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste. Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las aos postos de saúde mais próximos de suas residências neste período”.

No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão do vírus do sarampo desde o ano 2000. Porém, em 2013 e 2014 o Ministério da Saúde registrou casos confirmados da doença na região Nordeste, o que justifica a realização da campanha. A meta é alcançar a cobertura mínima de 95% da população alvo, de forma a garantir que as crianças sejam vacinadas para evitar a manutenção de susceptíveis e possibilitar a interrupção da cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão da doença ocorre de uma pessoa para outra por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Compartilhar:
    Publicidade