Selando… – Daniela Freire

A expectativa da chapa Henrique Alves-Wilma de Faria, agora, é pela chegada em Natal, amanhã, do presidenciável do PSB e…

A expectativa da chapa Henrique Alves-Wilma de Faria, agora, é pela chegada em Natal, amanhã, do presidenciável do PSB e presidente nacional da sigla, Eduardo Campos.

Isso porque, ao que tudo indica, em sua passagem pela capital, Campos poderá ‘abençoar’ a união PSB-PMDB no RN, encerrando, assim, as turbulências criadas inicialmente pelo PSB nacional para o fechamento dessa união (PMDB fará palanque para a reeleição de Dilma Rousseff).

Pelo menos, é o que quer a dupla Wilma e Henrique.

Para isso, o deputado-governadorável Henrique Alves recepcionará o líder socialista em sua chegada à capital potiguar.

A intenção é causar boa impressão em Campos logo na chegada.

Recepção em Vazantes

Na sua passagem pelo RN, para participar da festa da padroeira de Santa Cruz, Eduardo Campos também será recebido com ‘pompa’ pelo ex-governador Iberê Ferreira de Souza.

O encontro ocorrerá na fazenda (Vazantes) do vice-presidente do PSB no RN, em Santa Cruz.

E contará com a presença de cerca de cem lideranças da região, entre prefeitos, vices, presidentes de câmaras municipais, vereadores…

Tudo está sendo organizado pelo ex-deputado estadual Cláudio Porpino (PSB).

Motivação

Um observador atento às labaredas que tomam conta do PDT identificou que a ‘crise’ criada com o PMDB tem um objetivo: fortalecer a pré-candidatura do jornalista Sávio Hackradt, a deputado federal.

Desde a semana passada, aliados de Sávio ocupam a mídia para fazer cobranças ao PMDB de Henrique Alves.

A postos

Primeiro, foi o presidente do PDT de Natal e secretário Chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes.

Depois, o diretor da Urbana, Jonny Costa, que é secretário geral do PDT, também deu declarações em tom de reclamação.

DNA

Kleber e Jonny são os maiores apoiadores de Sávio dentro do PDT.

E afirmam que o partido do deputado-presidente não está trabalhando pela campanha do candidato do primo-aliado Carlos Eduardo…

…que ainda não disse nada sobre o assunto. E assiste a tudo de camarote…

Zero de ajuda

Uma fonte carlista confirmou tudo à coluna: “Não estão (os peemedebistas) cumprindo o compromisso de ceder bases para Sávio. Nada até agora. Esta é a raiz da insatisfação. O PDT abriu mão de reivindicar vaga na majoritária em razão desse projeto. Este foi o acerto. Que não está sendo cumprindo”.

Fica a deixa para o vice-governador Robinson Faria…

Indícios

Aliás, dentro desse contexto fica fácil entender porque o presidente do PSD está enviando acenos ao PDT de Carlos Eduardo.

Lembrando que o prefeito já tem uma enorme ‘queda’ pela senadorável Fátima Bezerra…

Enquanto isso…

Peemedebistas mais atentos já contra-atacam nos bastidores, lembrando que o próprio prefeito Carlos Eduardo ainda não conseguiu transferir os seus “liderados” para Hackradt.

Ninguém quer Sávio. E os exemplos são muitos!

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, foi o primeiro a dizer “não” para a candidatura de Sávio.

Fontes garantem que o secretário da Semsur, Raniere Barbosa, também não tem simpatia pelo nome.

E na Câmara Municipal, o líder do prefeito, Júlio Protásio, preferiu votar no deputado Walter Alves (PMDB).

Ou seja, até agora, nenhum vereador de Natal anunciou apoio a Sávio Hackradt para federal.

O caminho

Contabilizando tudo isso, Sávio Hackradt decidiu cobrar ao PMDB a fatura, já que não pode “emparedar” Carlos Eduardo para conseguir as bases.

Alguém tem notícia de algum município que vai com a dobradinha Agnelo Alves/ Sávio?

O elo perdido

Com a morte de Miguel Josino, o Governo Rosado não perde apenas o seu Procurador.

Perde também o seu maior interlocutor.

Josino fazia o que o secretário Chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado nunca fez: recebia, dialogava, fazia o papel de bombeiro e ainda criava uma relação de confiança entre ele (representando Rosalba) e deputados estaduais, prefeitos, vereadores, e até mesmo representantes de sindicatos, que viam nele a única maneira de aproximação, de conversa, com a gestão estadual…

Com o Legislativo, Miguel Josino tinha grande aproximação, inclusive. Sempre sendo bem recebido entre os parlamentares. Com o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, o procurador tinha ainda mais: amizade e parentesco.

Fará muita falta ao casal Rosado.

Por falar na Assembleia…

…hoje a reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, com as presenças dos secretários de Governo Obery Rodrigues (Planejamento) e Demétrio Torres (Diretor Geral do DER) foi movimentada.

>>>

No meio da discussão sobre um pedido de mudança na aplicação de recursos já aprovados pela AL em 2012, eis que começa um bate-boca entre Nélter Queiroz e o presidente da comissão Hermano Morais.

Direito de falar

Conhecido entre os parlamentares por “falar demais” e por gostar de interferir nas falas dos colegas deputados, Hermano recebeu uma reclamação em alto e bom som de Nélter, que havia pedido a palavra para fazer um questionamento aos auxiliares do governo.

>>>

Interrompido por Hermano, Nélter atirou: “Deputado, eu sou deputado igual ao senhor. Eu quero saber se vão cassar o meu direito de fala!”.

>>>

E o clima pesou…

Acolhendo

Com a proposta de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Natal e Parnamirim, a ONG Acolher realiza, neste sábado, o “Dia de Acolher”, das 8 às 16h, na sede em Emaús, para apresentar seus trabalhos à comunidade.

>>>

Diversos profissionais se reúnem voluntariamente para oferecer várias atividades às crianças, adolescentes e seus familiares, como oficinas de artes, acolhimento psicológico, orientação jurídica, entre outras.

GIRO PELO TWITTER

…do deputado Henrique Alves: “Boa notícia. Ministro da Saúde aprovou condições técnicas de dez leitos na UTI neonatal do Hospital Varela Santiago para atendimento pelo SUS”;

…da revista Valor Econômico: “MPT investiga condições de trabalho em plataforma da Petrobras”.

Compartilhar:
    Publicidade