Seminário da Secopa debate amanhã o legado da Copa em Natal

Seminário promovido pela Secopa vai debater o assunto amanhã

76i6i56i56ii5i5i

Buscando debater os benefícios que ficarão como legado para a cidade com a realização da Copa do Mundo 2014, a Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), em parceria com o Ministério do Esporte, promove o I Seminário Regional de Legado abordando o tema “Legados dos Grandes Eventos Esportivos – Copa 2014″, amanhã, às 14h, no Hotel Imirá, Via Costeira.

A atividade busca a elaboração de uma análise sobre o impacto dos legados, quando o proponente deverá quantificar legados referentes à mobilidade urbana, segurança, telecomunicação, econômicos vinculados a turismo, educação e saúde. Além disso, poderá escolher livremente mais dois tipos de legados e trabalhar também esses temas.

O Ministério do Esporte, em parceria com a Secopa, tem a preocupação de garantir que a realização da Copa do Mundo resulte em benefícios para o país como um todo, nesse caso específico, à cidade do Natal. Neste sentido, várias ações vêm sendo desenvolvidas pelo ME tendo por objetivo consolidar o mapeamento dos legados da Copa do Mundo 2014, reais e potencialmente viáveis, sob a perspectiva de oportunidade para alavancar o país em infraestrutura e inovações em produtos ou serviços para assegurar benefícios duradouros para a sociedade.

Este seminário deverá proporcionar um diálogo com a sociedade local e apresentar de forma quantificada os impactos resultantes do evento, garantindo clareza e transparência dos investimentos realizados e benefícios auferidos. O evento deve reunir representantes de diferentes segmentos da sociedade, incluindo atletas, cientistas, estudantes, empresários, professores, profissionais de diferentes áreas, em particular aqueles vinculados ao esporte.

FIFA ASSUME ESTÁDIOS DA COPA

A partir de amanhã (21), a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) começarão a receber as 12 arenas da Copa e os Campos de Treinamentos Oficiais (CTO), para o período de exclusividade, que corresponde a 21 dias antes da primeira partida em cada respectiva cidade-sede. “A Arena de São Paulo será a primeira, em 21 de maio, e Curitiba, Natal e Salvador serão as últimas, no dia 25 deste mês”, revelou o secretário geral, Jérôme Valcke.

O dirigente também destacou que as equipes operacionais da Fifa e do COL começaram a se espalhar pelos estádios para ajustar as últimas instalações, como os camarotes de imprensa, os complexos de transmissão os temporários, os parques de transmissão via satélite, as tendas de hospitalidade com serviço de bufê.

Valcke, chegou ao Brasil ontem para fazer uma última rodada de visitas, agora, pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O dirigente, que ficará no país até pouco depois da decisão do Mundial em 13 de julho, destacou em sua coluna no site da entidade máxima do futebol o entusiasmo dos torcedores de todo o planeta com a chegada do megaevento. Ele citou a última pesquisa realizada em 15 importantes mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil, pela Sponsorship Intelligence. “No geral, 75% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a próxima Copa do Mundo da Fifa no Brasil e mais de 50% em todo o planeta estão muito entusiasmados com o evento – no Brasil, a cifra é de 57%”, detalhou.

TAÇA SERÁ EXPOSTA NO NORTE SHOPPING

O tour da Taça da Copa do Mundo Fifa chegará em Natal na próxima quinta-feira (22). Ela ficará exposta no Norte Shopping, das 9h às 21h, e contará com a presença do pentacampeão Rivaldo. A taça já rodou 89 países e Natal será a 23ª capital visitada. É a primeira vez na história que a Taça, original, estará na capital potiguar. Até o momento mais de 300 mil pessoas já visitaram a Taça no Brasil por onde ela passou.

O evento reunirá outras atrações como um filme sobre a história das Copas. Na área externa, o público poderá se divertir com diversos jogos relacionados ao universo do futebol, como chutes a gol, drible, Totó Humano e Estilingue Humano, dançar ao som de DJ, assistir à apresentação de dançarinos e freestyle. O tour mundial teve seu lançamento em 12 de setembro de 2013, partindo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Ao longo de 225 dias, Coca-Cola e FIFA levaram o troféu na mais longa viagem já realizada em toda sua história. Foram 89 países e mais de 150 mil quilômetros percorridos, o que equivale a três voltas ao redor do mundo. Ao ser concluída no Brasil, a ação terá dado a mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo a oportunidade de vivenciar o cobiçado prêmio do futebol mundial.

Compartilhar: