Sesap esclarece informações sobre abastecimento da Unicat

Segundo a Sesap, a lista possui informações equivocadas e não condiz com a realidade atual

Unicat não teria fornecido lista de medicamentos em falta na unidade. Foto: Divulgação
Unicat não teria fornecido lista de medicamentos em falta na unidade. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que a lista divulgada como sendo uma relação de medicamentos em falta na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) não foi fornecida pela direção da unidade. A referida lista possui uma série de informações equivocadas e não condiz com a realidade vivenciada atualmente. Como exemplo, constam na lista medicamentos que estão sendo distribuídos normalmente na Unicat, medicamentos não padronizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), outros itens padronizados para distribuição por parte dos municípios, além de medicamentos que são fornecidos em apresentações diferentes e que estão disponíveis em estoque.

Do total de 143 itens distribuídos pela Unicat e estabelecidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Ministério da Saúde, 10 medicamentos estão em falta, o que demonstra que a Unicat está com o percentual de 93% de abastecimento dos itens de dispensação (fornecimento aos pacientes que se enquadram dentro dos protocolos clínicos específicos, estabelecidos pelo MS) padronizados no CEAF.

Dos medicamentos em falta, há itens com previsão de chegada para esta semana, outros dependem do repasse de recursos da Secretaria do Planejamento e das Finanças (Seplan) para pagamento de fornecedores, e há ainda medicamentos com problemas na licitação, cuja cotação não segue o preço estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Sesap reconhece as dificuldades vivenciadas e reforça o seu empenho em regularizar o fornecimento dos medicamentos em falta. Ao mesmo tempo, a Unicat mantém o compromisso com a transparência das informações divulgadas à população e lamenta que informações erradas sejam atribuídas à Direção da unidade.

Compartilhar:
    Publicidade