Sesap investe na assistência às pessoas vivendo com HIV/aids e hepatites virais

A perspectiva é que a Sesap promova esse curso em todas as regiões de saúde do RN

Sesap oferecerá 1º Curso de Infectologia Geral voltado para médicos que queiram atuar no manejo clínico em HIV e hepatites virais. Foto:Divulgação
Sesap oferecerá 1º Curso de Infectologia Geral voltado para médicos que queiram atuar no manejo clínico em HIV e hepatites virais. Foto:Divulgação

Ampliar o acesso e fortalecer a assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais em todo o Rio Grande do Norte. Nesse processo que inclui infraestrutura de serviços e educação permanente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais (PE-DST/Aids e HV) estará promovendo o 1º Curso de Infectologia Geral voltado para médicos que queiram atuar no manejo clínico em HIV e hepatites virais. O Curso terá 56horas/aulas e será realizado no Conselho Regional de Medicina em Mossoró.

Segundo Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo PE-DST/Aids e HV, a iniciativa em promover essa capacitação partiu do anseio dos profissionais médicos que não são especialistas em infectologia e que tem interesse em atuar nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) do Estado.

“Atualmente o Rio Grande do Norte está com onze SAEs em funcionamento e prestes a implantar mais um no município de Assú. São serviços essenciais, pois prestam um atendimento integral aos usuários, e para isso precisam de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros. O grande problema que enfrentamos hoje é a carência de médicos com especialidade em infectologia que possam atuar nesses SAEs. Como estamos desde 2010 em processo de fortalecimento desses serviços, resolvemos promover essa capacitação para esses profissionais médicos que demonstraram interesse nessa área”, explica.

Segundo ela este será o primeiro de muitos, inicialmente será voltado para profissionais médicos que atuam no Hospital Rafael Fernandes, e dos municípios de Assú, Mossoró e Pau dos Ferros. A perspectiva é que a Sesap promova esse curso em todas as regiões de saúde do RN.

Para essa primeira capacitação a Secretaria conta com a parceria do Hospital Rafael Fernandes, o Hospital Giselda Trigueiro, a II Unidade Regional de Saúde, o Núcleo de Saúde Coletiva – NESC/UFRN, do Departamento de Infectologia da UFRN e da Associação de Infectologia do RN.

Segundo dados do PE-DST/Aids e HV da Sesap, a Rede de Serviços de Atenção à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS e Hepatites Virais atualmente no Estado é composta de onze SAEs, localizados nos municípios de Natal, Mossoró, Santa Cruz, São José de Mipibú, Macaíba, São Gonçalo, Caicó, Pau dos Ferros e Parnamirim (com negociações para implantação de mais um em Assú), um Centro de Testagem e Aconselhamento em Mossoró, os Hospitais de Referência Giselda Trigueiro e Rafael Fernandes, além da implantação de ações de prevenção à transmissão vertical em maternidades e na Rede Básica em todas as regiões de saúde do Estado.

Compartilhar: