Sesap realiza primeira captação de órgãos deste ano no Estado do RN

Apesar do Rio Grande do Norte realizar o transplante de rim e possuir pacientes na fila de espera, não foi encontrado nenhum receptor compatível

Nesta quarta-feira foi realizada a primeira captação de órgãos do ano no RN. Foto:Divulgação
Nesta quarta-feira foi realizada a primeira captação de órgãos do ano no RN. Foto:Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), realizou nesta quarta-feira (08), a primeira captação de órgãos deste ano. Foram retirados os dois rins de um doador com morte encefálica comprovada. Apesar do Rio Grande do Norte realizar o transplante de rim e possuir pacientes na fila de espera, não foi encontrado nenhum receptor compatível. Por essa razão, os órgãos extraídos serão enviados, na tarde de hoje, para o Rio Grande do Sul, onde há um paciente receptor.

Os rins seguirão do HMWG, armazenados em uma caixa térmica, direto para o aeroporto Augusto Severo, em um voo comercial, sob a guarda do comandante da aeronave. Chegando ao destino, será imediatamente levado para a unidade de saúde onde será feito o procedimento cirúrgico.

O sucesso da captação dos rins só foi possível graças à ação conjunta de vários atores como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba (onde o paciente estava internado), o HMWG (que realizou a captação dos órgãos) e o Samu Metropolitano (que fez o transporte do paciente).

Fonte:Assessoria

Compartilhar: