Sesc RN entrega instrumentos musicais à filarmônica do NAM‏

Foram doados 10 instrumentos à entidade, que já conta com atividades sistemáticas realizadas pelo Sesc

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cultura como agente transformador de vidas. É nisso que acredita o Sesc RN. E é por isso que, na noite desta quarta-feira (09/07), o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, entregou 10 instrumentos musicais à orquestra filarmônica Ubaldo Medeiros, do Núcleo de Amparo ao Menor (NAM). Também foram doadas 64 camisetas à instituição, lotada no bairro Felipe Camarão, em Natal, para vestir com a marca do projeto os jovens atendidos.

A solenidade de entrega contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, do presidente do NAM, o empresário George Ramalho, e de toda a diretoria do Sesc RN, incluindo a diretora regional, Jeane Amaral. Os 31 jovens músicos da orquestra têm agora, graças à doação, ainda mais incentivo para tocar. “Que a orquestra filarmônica Ubaldo Medeiros cresça em qualidade e possa ser mais um motivo de orgulho para todos nós que acreditamos na validade do trabalho de amparo a estas crianças”, disse o presidente Marcelo Queiroz.

Após a entrega simbólica dos instrumentos – que incluem saxofones, tuba, clarinetes, trompas, flautas transversais e caixas de palhetas para sopros –, os músicos puderam mostrar um pouco do que aprenderam com o maestro Arquimendes de Souza, também disponibilizado pelo Sesc.

Clássicos e contemporâneos da produção musical nordestina foram os destaques. “A chegada desses instrumentos doados pelo Sesc vai ajudar muito a quem quer estudar música”, acredita Alessandra Linhares, 18, que toca trombone de vara na filarmônica. “A música mudou a minha vida de várias formas. Quando conheci meu instrumento, me apaixonei e decidi seguir carreira.

O instrumento que me escolheu”, conta a jovem instrumentista.

Encantada com a apresentação, a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral, frisou a importância do investimento no NAM, e concluiu que os alunos “não são somente esforçados, são também talentosos”.

Sesc RN no NAM

Além do suporte à filarmônica, o Sesc atua em várias frentes no NAM. Desde 2007, o Sesc mantém na sede da entidade o Projeto Habilidades de Estudo (PHE), que orienta a 150 crianças de 07 a 10 anos  de Felipe Camarão regularmente matriculados em escolas públicas. Os alunos recebem orientações de professores e estagiários do Sesc com o intuito de auxiliá-los no reforço escolar de forma prazerosa e continuada. Também são oferecidos à comunidade local cursos de geração de renda e apoio técnico à biblioteca. Anualmente, R$ 32 mil são investidos pelo Sesc no NAM.

A próxima grande ação será dia 25/07, quando o Sesc levará a filarmônica Ubaldo Medeiros a Caicó, onde se apresentarão na Praça do Coreto.

Sobre o NAM

O NAM é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos e que tem por finalidade ajudar no desenvolvimento sócio-cultural de crianças, adolescentes e jovens com um trabalho educativo, nutricional, recreativo, médico, odontológico, buscando ajudar a comunidade de Felipe Camarão a resgatar a sua cidadania, através de programas de inclusão social.

Compartilhar:
    Publicidade