Sesi e FNP lançam em Natal campanha contra exploração sexual na Copa

Natal é uma das cidades em que o risco de exploração de crianças e adolescentes aumenta mais durante grandes eventos

Craque Juninho Pernambucano é dos divulgadores da campanha. Foto: Divulgação
Craque Juninho Pernambucano é dos divulgadores da campanha. Foto: Divulgação

Para auxiliar na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte, o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Prefeitura de Natal, apresentam a campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, nesta segunda-feira (12.05). O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, participará do evento. A campanha já iniciou na capital potiguar. Durante a semana outdoors em vários pontos da cidade de grande circulação já foram instalados.

No decorrer do lançamento da campanha, será apresentado o Comitê Local de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, bem como as ações previstas para a Copa a fim de garantir a proteção a crianças e adolescentes. Por ser um dos locais do nordeste brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, Natal é uma das cidades em que o risco de exploração de crianças e adolescentes aumenta mais durante grandes eventos.

Segundo o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Jair Meneguelli, a exploração sexual infanto-juvenil é um problema de proporções globais. “Isso não é uma causa de uma cidade, de um estado ou apenas do Brasil. É de todos nós. Ou assumimos desta forma ou perderemos essa guerra de combate à violência contra as crianças e os adolescentes”, afirma.

Já para o presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, a parceria demonstra que a campanha pode ter um resultado efetivo na conscientização do brasileiro e do turista. “Esperamos a todos de braços abertos, mas não vamos tolerar violência contra a nossa infância. Por isso, a Frente, desde o início, apoiou essa causa. Que a Copa sirva para a diversão, mas o que é mais importante, para uma profunda reflexão sobre a proteção a as crianças e adolescentes”, completa.

Sobre a campanha

A campanha “Não Desvie o Olhar” é promovida no Brasil pelo Conselho Nacional do SESI (SESI/CN) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e coordenada mundialmente pela Rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution and Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil). A iniciativa tem o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante grandes eventos esportivos.

Os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o ex-árbitro e comentarista Arnaldo César Coelho são grandes apoiadores da campanha que conta ainda com o envolvimento de atores públicos, privados e da sociedade civil, que trabalham na temática.

Além disso, tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério do Turismo, da União Europeia, dos governos das doze cidades-sede da Copa do Mundo, da rede de hotéis Accor, entre outros parceiros.

Informações:

Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho

Endereço: Rua Poty Nóbrega, 1941, Lagoa Nova – Natal

Dia: 12 de maio de 2014, segunda-feira

Horário: 8h30 ás 12h

Mais informações: www.naodesvieoolhar.fnp.org.br

Compartilhar: