Simone Dutra inicia campanha com ato político em defesa da saúde pública

A chapa majoritária do PSTU é composta por mulheres

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A candidata do PSTU ao governo do RN, Simone Dutra, inicia sua campanha, neste domingo (06), com uma panfletagem e um ato político no Conjunto Santa Catarina, nas proximidades do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), na Zona Norte de Natal. A atividade terá início às 10h30 e vai reunir todos os candidatos do partido, militantes e simpatizantes da legenda, além da vereadora de Natal, Amanda Gurgel.

O PSTU foi o primeiro partido a registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral, nesta quinta-feira (03). A chapa majoritária do partido é composta por mulheres. Simone Dutra disputa o governo do RN tendo como vice a professora Socorro Ribeiro, de São Gonçalo do Amarante. Para o Senado, o nome registrado foi o da professora Ana Célia, de Ceará-Mirim.

Simone Dutra irá denunciar o fechamento das pediatrias estaduais Hospitais Santa Catarina e Deoclécio Marques e a falta de atendimento à saúde das mulheres, como deficiências no pré-natal e o desmonte do Centro de Saúde Reprodutiva, que tem provocado o aumento da mortalidade materna no RN. A candidata do PSTU denunciará o caos na saúde do estado e apresentará propostas para o setor. O aumento do investimento em saúde pública e a maior atenção à saúde das mulheres serão marcas da campanha.

“Os últimos anos foram marcados por um caos na saúde, com 200 pessoas morrendo por mês, em média, no Walfredo Gurgel. Com mulheres sendo obrigadas a ter filhos no chão dos hospitais. As mortes maternas já representam 86,6% do total de 2013. Rosalba fechou até pediatrias no estado. Mas a governadora não estava sozinha. A responsabilidade também é dos que a apoiaram, e que agora se dizem oposição. A economia do estado cresceu mais do que a da média do País, mas a população pobre continuou esquecida”, denuncia Simone.

PERFIL DA CANDIDATA

Simone Dutra é enfermeira formada pela atual Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com mestrado em Saúde do Trabalhador, pela UFRN, e especialização em Saúde Coletiva. Há 15 anos morando em Natal, Simone é enfermeira no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e no município de São Gonçalo do Amarante.

Simone é coordenadora-geral do Sindsaúde (Sindicato dos Servidores em Saúde do RN), estando licenciada para disputar as eleições, e tem ativa participação nas lutas em defesa da saúde, dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, como a luta contra o fechamento das pediatrias no Rio Grande do Norte.

Em 2013, assinou o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), junto com outros representantes dos trabalhadores e movimentos sociais e participou ativamente da campanha pelo “Fora Rosalba” e das greves dos servidores da saúde, que permaneceram acampados em frente à casa da governadora, contra o caos na saúde do estado. Também participou das manifestações de junho, por educação, transporte, moradia e contra o aumento das passagens e os gastos com a Copa.

Simone Dutra preside o Diretório do seu partido em Natal e faz parte da Secretaria Nacional de Saúde do PSTU. Pela legenda, foi candidata ao Senado e, em 2010, disputou o governo do Estado.

 

Compartilhar:
    Publicidade