Sindicato investe em curso para aprimorar gestão de empresas no turismo

Inicialmente projeto será voltado para empresas de Natal, Pipa e Mossoró

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Empresários que trabalham na atividade turística do Rio Grande do Norte, como nos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de viagem, transporte, receptivo e eventos, terão oportunidade de participar de um curso de gestão empresarial. A iniciativa, realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do RN (SHRBS-RN) surgiu de uma parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e Sebrae, através do projeto “Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo brasileiro”.

De acordo com Paulo Gallindo, presidente do SHRBS-RN, o objetivo do curso é unir o setor turístico potiguar para aprimorar a gestão de empresas do segmento. “Trata-se de uma solução inovadora. Esse curso promoverá uma abordagem diferenciada, ao compor um grupo de empresas que atuarão em conjunto e, coletivamente, buscam alcançar novo patamar de competividade e solução de problemas comuns”, destaca.

Gallindo acredita que o legado do projeto será a solução de problemas comuns entre as empresas do setor turístico, a partir do aprimoramento da gestão empresarial, aumentando a qualidade e melhorando as oportunidades de negócio. Inicialmente o Sindicato fará um diagnóstico de cada empresa participante através de uma equipe de consultores, os quais destacarão os pontos fracos e fortes de cada negócio.

“Esse levantamento nos ajudará a orientar os gestores, de modo que eles possam melhorar os pontos fracos e estimular os fortes. Além disso, proporcionaremos uma oficina de troca de experiências, incentivando o engajamento das pessoas. Partindo desse curso, as empresas participantes poderão alcançar um alto patamar de competitividade”, explicou Paulo Gallindo.

O projeto será executado inicialmente em Natal, Pipa (Tibau do Sul) e Mossoró, dividido em etapas. Na primeira parte do projeto será realizado um diagnóstico preliminar das empresas participantes para, em seguida, serem aplicadas soluções de gestão empresarial, através de palestras, oficinas de capacitação e consultorias diretas nas empresas focadas de acordo com as especialidades dos seguimentos do negócio de turismo.

O SHRBS-RN destaca que para participarem do curso, os empresários das referidas localidades não terão nenhum custo. “Essa é melhor informação que posso dar. Os empresários não terão que investir nenhum real para participar do curso e ganhar qualificação. Todos os custos estão garantidos pela CNTUR. Sendo assim, basta os gestores mostrarem interesse em participar”, afirmou o presidente do Sindicato.

O projeto também tem o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou através do telefone fixo da SHRBS-RN, (84) 3201.1050 / 3201.2268.

Compartilhar:
    Publicidade