Sindifern prova que arrecadação de ICMS do RN é das que mais crescem no Brasil

- Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindifern) em parceria com…

- Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindifern) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) comprova que a arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) potiguar está entre as que lideram o ranking de crescimento no Brasil.

– No período compreendido entre os anos de 2000 e 2013, o RN se posiciona como o quarto Estado do país que mais elevou a sua receita de ICMS, se tomado por base o tamanho do PIB (Produto Interno Bruto) de cada um. Já entre os 9 Estados nordestinos, a máquina arrecadadora norte-rio-grandense aparece como a segunda mais eficiente, perdendo apenas para a pernambucana.

– O estudo do Sindifern/Dieese será divulgado oficialmente à imprensa na próxima terça-feira, dia 29, às 14:00 horas, na sede do próprio Sindicato, num ato que tem por objetivo convencer a sociedade quanto a eficiência da máquina arrecadadora representada pela nossa Secretaria Estadual da Tributação.

– O ICMS se constitui na principal fonte própria de arrecadação tributária dos Estados. No caso potiguar, atualmente essa receita representa 9,57 por cento do PIB estadual, ou seja, do valor de toda a riqueza produzida pela população no decorrer do ano.

– O levantamento ainda aponta que nos últimos quatro anos os impostos geridos pela Secretaria Estadual de Tributação cresceram 42,6 por cento, enquanto os resultantes de convênios sofreram redução de 45,02 por cento e as transferências da União (Fundo de Participação dos Estados, royalties do petróleo, SUS, entre outros) cresceram apenas 26,23 por cento e as demais receitas correntes foram ampliadas em 44,3 por cento.

– “O comportamento das principais fontes de receitas correntes faz com que o Governo do Rio Grande do Norte dependa cada vez mais dos recursos próprios, ou seja, dos impostos geridos pela Secretaria de Tributação”, explica o auditor fiscal Pedro Lopes, presidente do Sindifern.

Midway Mall completa 9 anos e está entre os principais centros de lazer do Nordeste

– Inaugurado em abril de 2005, o Midway Mall comemorará seu nono aniversário neste domingo, dia 27, com o mérito de ter se consolidado como um dos principais centros de compras e de lazer da região Nordeste.

– O maior shopping center do Rio Grande do Norte, sob controle absoluto do grupo Nevaldo Rocha (Guararapes/Riachuelo), registra hoje um fluxo mensal superior a 2 milhões de consumidores e abriga uma estrutura de 227 mil metros quadrados de área construída, na qual se distribuem quase 300 lojas e uma praça de alimentação com 32 operações e capacidade para comportar duas mil pessoas.

– Ainda compõem o Midway Mall um conjunto de sete salas de cinema, um teatro com 1,5 mil poltronas, um hipermercado e áreas de estacionamento gratuito para 3,5 mil automóveis.

– Essa imensa rede de negócios gera um total de 6 mil empregos diretos e permanentes, três vezes mais do que quando o empreendimento foi inaugurado.

Declaração do IRPF: dificuldades para quem deixar para última hora

– Resta apenas uma semana para se vencer o prazo de entrega da DIRPF/2014 (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física) à Receita Federal. E, como se sabe, à medida que se aproxima a data fatal (30 de abril, até a meia-noite) vão surgindo dificuldades para os contribuintes retardatários, tais como o risco de congestionamento do sistema de transmissão dos dados.

– Segundo informações da Receita Federal, até agora cerca de 50 por cento das pessoas obrigadas a prestar contas ao leão já o fizeram, o que pressupõe que, a exemplo dos exercícios anteriores, muitos milhões de brasileiros deixarão a tarefa para a última hora.

– Diante disso, é importante que o contribuinte – caso ainda não disponha de todos os documentos necessários ao preenchimento de sua declaração – a preencha mesmo assim e a transmita no prazo, evitando assim o pagamento de multa (mínima de R$ 165,74 e máxima de 20 por cento sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1 por cento ao mês), já que será possível, após o dia 30/04, apresentar declaração retificadora, sem maiores problemas.

– O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de cair na chamada malha fina. Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original.

Empresas do Simples têm treinamento gratuito para adaptação ao SPED Fiscal

– Nova exigência para as empresas optantes pelo Simples Nacional, o SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) insere esse grupo de contribuintes à modernização do cumprimento das obrigações acessórias.

– É para auxiliar seus clientes no processo de adaptação ao SPED Fiscal que a empresa natalense de assessoria contábil Rui Cadete Consultores realizará amanhã um treinamento gratuito sobre o assunto.

– O evento será das 14:30 às 17:00 horas, no auditório da sede da própria empresa, onde o contador e diretor executivo Daniel Carvalho esclarecerá o que é SPED Fiscal e discorrerá sobre seus blocos de registros, obrigatoriedades e multas, além de expor os possíveis erros de execução e dar dicas seguras de como evitá-los.

– O treinamento será destinado a sócios, administradores e profissionais de gestão na área financeira de empresas enquadradas no Simples Nacional, os quais podem se inscrever gratuitamente e enviar suas dúvidas antecipadamente para o e-mail ruicadete@ruicadete.com.br.

Conselho Deliberativo do Sebrae/RN é convocado para 2ª. reunião ordinária

– O vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RN (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte), no exercício da presidência, agropecuarista José Álvares Vieira, assinou edital convocando os conselheiros para a segunda reunião ordinária deste ano, a realizar-se dia 30 do corrente, às 17:30 horas, na sede do órgão.

– Na ocasião será apreciada a seguinte pauta: 1) apresentação das ações do Sebrae/RN no programa “Pró-Sertão”; 2) apresentação do “Programa Sertão Empreendedor”, que cria condições de convivência com a seca no semiárido; 3) apresentação da “Loja Conceito Brasil Original”, projetada para funcionar durante o período da Copa 2014; 4) relatório das atividades do Sebrae/RN no primeiro quadrimestre; 5) homenagem ao ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RN, Sérgio Roberto de Medeiros Freire; e 6) outros assuntos.

 

Compartilhar:
    Publicidade