Sistema Audi faz o motorista encontrar sempre o semáforo verde

Sistema em estudo pela Audi visa economia de combustível e ganho no tempo de deslocamento

Sistema indica a velocidade que o motorista deve manter para encontrar o semáforo verde. Foto:Divulgação
Sistema indica a velocidade que o motorista deve manter para encontrar o semáforo verde. Foto:Divulgação

É muito bom quando dirigimos por aí e pegamos uma “onda verde” dos semáforos pelo caminho, não é mesmo?

Pois é, agora a Audi trabalha em um sistema para que isso não seja apenas uma questão de sorte.

A ideia da fabricante é integrar o Audi Connect e o Multi Media Interface, dispositivos já presentes em alguns modelos e responsáveis, respectivamente, pelo acesso à internet e comando das funções multimídia, com a central de controle do tráfego de determinada cidade.

No painel do carro é exibida uma mensagem informando a velocidade que o motorista deve conduzir para não ficar parado no semáforo a frente. Com isso, além de otimizar o tempo de deslocamento, o consumo melhora e as emissões de poluentes diminuem, uma vez que a maior parte do combustível é gasto justamente para retirar o carro da inércia.

A Audi já testa o sistema na Itália e Alemanha e acrescenta que ele está pronto para ser aplicado em seus modelos. Para tanto, ainda depende de uma aprovação das autoridades de trânsito e da infraestrutura de cada país.

De acordo com um levantamento da Audi, se o seu novo sistema para alerta de semáforo verde for usado de forma “consistente”, ele representará uma redução de 15% na emissão de dióxido de carbono e poupará 900 milhões de litros de gasolina por ano na Alemanha.

Fonte:Terra

Compartilhar: