Sistema dos automóveis atuais pode ser hackeado em apenas 5 minutos

Descoberta foi feita por dois espanhóis pesquisadores de segurança

Eles colocaram o dispositivo conectado a eles e conseguiram controlar remotamente as luzes, o alarme, os vidros elétricos e até mesmo os freios. Foto: Divulgação
Eles colocaram o dispositivo conectado a eles e conseguiram controlar remotamente as luzes, o alarme, os vidros elétricos e até mesmo os freios. Foto: Divulgação

Talvez você nunca tenha se dado conta, mas hackear o computador de bordo do seu carro pode ser mais fácil do que você imagina. A dupla de pesquisadores espanhóis Javier Vazquez-Vidal e Alberto Garcia Illera descobriu ser possível fazer isso em apenas cinco minutos e usando equipamentos que custam menos do que US$ 20.

Ambos se preparam para o Black Hat Asia, conferência sobre segurança que será realizada em Cingapura no próximo mês. Juntos eles desenvolveram um pequeno acessório para provar a teoria de que o sistema dos carros atuais não é nem um pouco seguro.

Os testes foram realizados com quatro veículos. Eles colocaram o dispositivo conectado a eles e conseguiram controlar remotamente as luzes, o alarme, os vidros elétricos e até mesmo os freios. Até a data de realização da conferência, Illera e Vidal esperam finalizar um protótipo compatível com a frequência GSM, tornando possível controlar veículos remotamente a partir de qualquer parte do mundo.

Para quem se interessou pela novidade, os pesquisadores garantem que o código-fonte do dispositivo permanecerá privado por enquanto. Entretanto, eles esperam que a demonstração da novidade no evento asiático possa atrair a atenção dos fabricantes. “O carro é uma minirrede e, no momento, não há nenhum tipo de segurança”, destacou Illera.

 

 

Fonte: TecMundo

Compartilhar:
    Publicidade