Sistema em tubarões avisa sobre risco de ataques pelo Twitter

Além dos alertas pelo Twitter, os equipamentos também coletarão dados científicos sobre os animais

Sistema será muito bem aceito pelos surfistas. Foto:Divulgação
Sistema será muito bem aceito pelos surfistas. Foto:Divulgação

Cientistas australianos instalaram transmissores em mais de 320 tubarões na costa oeste do País. Os equipamentos avisam pelo Twitter banhistas e surfistas sobre o risco de ataques no mar.

Quando um tubarão marcado se aproxima a menos de um quilômetro da costa, ele aciona um alerta que é publicado no perfil da Surf Life Saving no Twitter, informando o tamanho e a raça do tubarão, além de sua localização aproximada. A vida útil da bateria dos transmissores é de 10 anos. Além dos alertas pelo Twitter, os equipamentos também coletarão dados científicos sobre os animais.

O projeto, no entanto, foi criticado por ambientalistas, que temem que as informações passadas pelo Twitter possam ser usadas por pescadores profissionais de tubarões. “Não vai ter nenhum benefício positivo para os freqüentadores de praia e sua segurança e, certamente, vai ter um efeito dizimador para grandes tubarões brancos ou outras espécies ameaçadas de extinção”, afirmou Ross Weir, do grupo de conservação de tubarões do oeste australiano.

Fonte:Terra

Compartilhar: