Sistema Fecomércio faz balanço de ações do Mesa Brasil

Números do Mesa Brasil e entrega de pares de óculos do Ver para Aprender foram destaque na noite desta segunda-feira

Tão importante quanto o Mesa Brasil, o Programa Ver para Aprender também é realizado em Caicó pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc. Foto: Cedida
Tão importante quanto o Mesa Brasil, o Programa Ver para Aprender também é realizado em Caicó pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc. Foto: Cedida

O Sistema Fecomércio realizou, nesta segunda-feira, 16.12, mais um evento de apresentação do balanço das atividades do Programa Mesa Brasil, realizado através do Sesc, na cidade de Caicó, ao longo do ano de 2013. Além disso, fez a entrega de pares de óculos de grau a 84 beneficiados do Programa Ver para Aprender, entre os quais estavam alunos do projeto Sesc Cidadão e Bordadeiras do tradicional artesanato seridoense. A solenidade, que aconteceu no Restaurante Ponto Certo, contou com a presença de diretores do Sistema Fecomércio, membros do Sindicato do Comércio Varejista e da CDL de Caicó, além de empresários e pessoas beneficiadas pelos dois programas.

“Posso dizer que hoje, aqui, estamos trazendo os números de dois dos nossos mais emblemáticos projetos de atenção social realizados através do Sesc. E estar à frente do Sistema Fecomércio e proporcionar benefícios como estes é uma felicidade grande. Quero antes de mais nada agradecer a parabenizar a todos os doadores do Mesa Brasil, empresários que, além de já fazerem sua parte gerando emprego e renda e, com recursos de suas empresas, financiando as ações do sistema comércio como um todo, ainda se dedicam a ofertar alimentos para este importante programa”, destacou o presidente Marcelo Queiroz, em seu discurso.

Ao longo de 2013, o Programa Mesa Brasil arrecadou quase 187 mil quilos de alimentos, que foram entregues a 119 instituições cadastradas, beneficiando mensalmente 13.400 pessoas. Além disso, os cursos para fins de geração de renda e de educação alimentar capacitaram 861 multiplicadores. Representando as empresas doadoras, o empresário Manoel Minervino Neto destacou que o benefício trazido pelo Mesa Brasil é de toda a cidade de Caicó, e não somente das pessoas atendidas. “O Sistema Fecomércio, o Sesc, são fundamentais, e me enche de orgulho participar disso, fazer parte deste contexto”, disse Manoel Minervino.

A empresária dos Produtos Caicó, Francisca Darc, recebeu uma placa de homenagem das mãos do presidente Marcelo Queiroz, por esta ser uma das empresas doadoras do Mesa Brasil mais antigas. Representando as entidades receptoras dos alimentos, a senhora Francinete Pereira de Araújo, disse que “o trabalho voluntário exige disponibilidade, paciência e solidariedade de coração. E só tenho a agradecer a ajuda do Mesa Brasil”. Ela é da Conferência Vicentina do Conselho Particular de Santana.

Tão importante quanto o Mesa Brasil, o Programa Ver para Aprender também é realizado em Caicó pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, e que tem por objetivo detectar problemas oftalmológicos oferecendo correção visual através da oferta gratuita de óculos. Ao cuidar da saúde ocular de crianças, jovens, adultos e idosos, o Projeto Ver para Aprender aumenta a auto-estima e a inclusão social dos atendidos. Desde 2005, o projeto já entregou mais de 2.200 óculos gratuitamente em Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macaíba e Santa Cruz. Só em 2013, 455 pessoas estão sendo contempladas.

A bordadeira Terezinha Silveira de Araújo foi uma das beneficiadas com seu par de óculos novos. Ela disse que todos os anos é preciso aumentar a correção e a ajuda do programa veio em boa hora. “Sou bordadeira há 40 anos. E quando estava com os óculos antigos, fiquei trabalhando em um ritmo mais lento porque não estava vendo direito. Agora vou trabalhar mais e mais rápido para entregar minhas encomendas”, comemorou, já com os óculos novos no rosto.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, Cleide Nogueira, destacou que 2013 ter sido um ano difícil para o comércio, e que todos os empresários merecem aplausos pela garra e persistência com que atravessaram a crise. “Mas sem a ajuda do Sistema Fecomércio, diante de suas ações, não seria possível. Todo o comércio tem orgulho de ser representado pelo Sistema. Além das ações apresentadas aqui hoje, temos que agradecer a realização das outras ações ao longo do ano”.

“No dia de aniversário de 145 anos da emancipação política de Caicó, receber este presente do Sistema Fecomércio é uma alegria. Só quem está sendo beneficiado sabe da importância desta parceria de programas como estes. E que em 2014 a parceria seja renovada”, disse o prefeito de Caiucó, Roberto Germano.

 

PARCERIAS SINFÔNICAS

Após a solenidade de apresentação dos números do Mesa Brasil e da entrega dos pares de óculos do Ver para Aprender, cerca de 3.500 mil pessoas prestigiaram a apresentação do Parcerias Sinfônicas em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes, que aconteceu na Ilha de Santana. O público saiu maravilhado com o que viu. “Um show maravilhoso. Nunca tinha visto igual”, disse a professora Maristela Araújo. Já a estudante Luana Medeiros, disse que já tinha assistido o show do ano passado, o Clássicos do Baião, em homenagem a Luiz Gonzaga. “E este ano está tão bom quanto. Ou ainda melhor. O show foi perfeito”.

“É sempre um grande prazer vir a Caicó. Esta cidade cuja inegável importância histórica, cultural e econômica para o nosso estado sempre atraiu para cá um olhar diferenciado do nosso Sistema Fecomércio. O espetáculo apresentado aqui hoje foi o nosso presente para a cidade. Ele se soma ao conjunto de outras ações que vimos desenvolvendo aqui, sempre em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista da cidade, e com recursos dos empresários do comércio de Bens, Serviços e Turismo. Esta foi nossa homenagem ao povo caicoense”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

Compartilhar: