SMS inicia a campanha de vacinação contra a gripe Influenza 2014

A Influenza é uma doença causada por vírus que tem distribuição global

Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça- feira (22), a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza nas unidades de saúde de Natal. A campanha vai até 9 de maio e terá o Dia “D” de mobilização neste sábado 26 com a presença do secretário Cipriano Maia, na Unidade Básica de Saúde – UBS Mirassol.

“O objetivo da campanha é a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis”, declara a Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Solange Almeida Cruz.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários. Em Natal a expectativa é que 191mil pessoas sejam vacinadas.

Os grupos prioritários são formados por pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da área de saúde; crianças com faixa etária entre seis meses a menores de cinco anos de idade, (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (06 a 59 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Influenza é uma doença causada por vírus que tem distribuição global. É uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias devido ao seu grande impacto de mortalidade.

A transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminada pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou respirar (transmissão direta) ou por meio das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), ou quando entra em contato com as mucosas (boca, olhos e nariz).

Compartilhar:
    Publicidade