Sobre a Justiça

A criticada decisão do Tribunal Regional Eleitoral, de afastar a governadora Rosalba Ciarlini do cargo devido a sua condição de…

A criticada decisão do Tribunal Regional Eleitoral, de afastar a governadora Rosalba Ciarlini do cargo devido a sua condição de inelegibilidade, argumentando para isso um novo artigo da Lei da Ficha Limpa, pelo visto, ainda vai dá muito que falar.

Foi por esse mesmo motivo, até para manter a mínima coerência, que a corte decidiu também pela cassação do mandato da deputada estadual Larissa Rosado. A parlamentar também foi condenada por abuso de poder na campanha de 2012.

Mas, neste caso, o que os magistrados talvez não tenham percebido, é que o afastamento de Larissa acarretará na posse de Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria e condenado a 16 anos de prisão pelo escândalo da Operação Higia.

Embora a mossoroense tenha todas as condições de reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral, de forma semelhante ao que ocorreu com Rosalba, não há como deixar o caso, esdrúxulo, passar em branco.

Além disso, diante da iminente possibilidade de assumir um mandato na Assembleia Legislativa, mesmo contra a sua vontade, como disse o próprio Lauro em nota a imprensa, o caso mostra o tamanho dos equívocos cometidos pelos eleitores.

O filho de Wilma disputou o pleito de 2010 já como investigado, no processo que mais chamou a atenção entre todos os abertos na gestão da mãe. Mesmo assim, obteve votos suficientes para virar primeiro suplente de sua coligação. Não venceu por pouco.

Agora, por coincidência do destino, condenado um dia antes de Larissa ser afastada do cargo, deverá acabar perdendo o direito de substituir a titular. Mais um caso absurdo de como os potiguares tratam o futuro do seu estado por meio das urnas.

 

DESGASTES
Alguém já parou para se perguntar quem mais lucrou com as crises jurídicas da governadora Rosalba Ciarlini e da vice-prefeita Wilma de Faria? Uma, ainda inelegível, quase foi afastada do mandato pelo TRE. A outra, viu o filho ser condenado a 16 anos de prisão em processo onde é acusado por corrupção. Apesar da crise da dupla, tem gente que terminará o ano sorridente.

DISPOSIÇÃO
Em tempo: enquanto o jogo fica zerado para Wilma e Rosalba, outros nomes especulados até agora continuam com fortes articulações de bastidores na tentativa de viabilizar seus projetos eleitorais para 2014. Um deles é o prefeito Carlos Eduardo Alves, reanimado com a possibilidade de ascender ao governo do Estado menos de dois anos após conquistar a Prefeitura.

COPA DO MUNDO
Antes prevista para ser inaugurado no dia 12 de janeiro, é crescente a possibilidade da Arena das Dunas ser aberta ao público somente no dia 26. Diante da proximidade da primeira data e da indefinição da presidente Dilma Rousseff, é provável que o jogo de abertura, que antes seria entre ABC e América, se transforme em uma rodada dupla. Primeiro ABC contra Alecrim, pelo Estadual; depois América e Confiança pelo Campeonato do Nordeste.

ESPERANÇA
Como bom alecrinense, este colunista já está animado com a possibilidade de assistir o Verdão no jogo de estreia do Arena das Dunas. Quem sabe, não é do Alecrim também o primeiro gol do novo estádio, como já ocorreu no Frasqueirão, quando o desconhecido Da Cunha roubou a cena e colocou o alviverde na história do templo abecedista.

EQUÍCOVO
A obra realizada pela Prefeitura na praia de Ponta Negra já tem seu grande problema a ser solucionado, e ainda nem foi concluída. Os pescadores não têm como colocar e retirar seus barcos do mar diante das pedras colocadas pelo município na tentativa de segurar a força do oceano. Além de atrapalhar o trabalho do pessoal, também prejudicou bastante a beleza do local.

AVANÇO
O novo prédio do Instituto Metrópole Digital, na UFRN, já está concluído e à espera dos seus futuros usuários. A expectativa é que os alunos já comecem a utilizar o equipamento, um dos mais modernos do campus universitário, a partir do final de janeiro de 2014, quando serão reiniciadas as aulas. Hoje, o local recebeu a visita do diretor do órgão, ex-reitor Ivonildo Rego, e do secretário Rogério Marinho.

ANTES TARDE…
Talvez seja um pouco tarde demais, mas a governadora Rosalba Ciarlini foi a Brasília pedir apoio do Banco do Brasil para recuperar o abandonado Presépio de Natal. Obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto foi construído durante a gestão Wilma de Faria e jamais teve seu uso definido pelo Estado. Dinheiro público que, até hoje, não serviu a população.

DOAÇÃO
Com o objetivo de fazer um Natal mais feliz para as crianças que residem na Rua da Torre, que margeia o setor de uso público “Bosque dos Namorados”, o Parque das Dunas está arrecadando brinquedos novos e usados para doá-los às crianças. As doações estão sendo recebidas no setor de informações do Parque das Dunas até o dia 27 de dezembro, nos horários da manhã e da tarde (08h às 18h).

GIRA MUNDO

O “Rei do Brega” perdeu a inglória batalha pela vida. Desde a manhã de hoje, a música brasileira está um pouco mais triste. Morreu, aos 70 anos, o cator e compositor Reginaldo Rossi. Natural de Pernambuco, o artista jamais negou ter uma vida totalmente sem regras, bebia e fumava sem limites. Pecados que só um rei do cabaré poderia usufruir para sempre. Autor de clássicos como o inesquecível “Garçom”, Rossi é mais um que deixará saudades.

Compartilhar: