SONDAGEM

Sherloquinho tomou conhecimento de uma conversa entre o prefeito Carlos Eduardo e a vice-prefeita Wilma de Faria sobre sucessão 2014.…

Sherloquinho tomou conhecimento de uma conversa entre o prefeito Carlos Eduardo e a vice-prefeita Wilma de Faria sobre sucessão 2014. O filho de Agnelo teria perguntado a mãe de Lauro se ela o apoiaria caso ele deixasse a Prefeitura para ser candidato a governador.

SONDAGEM II
Wilma de Faria respondeu com outra pergunta; quis saber se o prefeito apoiaria a candidatura dela ao Governo e a resposta foi negativa. Carlos Eduardo disse que tem compromisso com Robinson, que só quebraria em caso de sua própria candidatura.

SONDAGEM III
Na sequencia da conversa, Carlos Eduardo foi mais adiante em relação à possibilidade de Wilma assumir a Prefeitura de Natal com sua renúncia. O prefeito quis saber se Wilma manteria seu secretariado pelo menos até o final de 2014; a Guerreira concordou.

DECISÃO
O prefeito Carlos Eduardo ainda não decidiu se vai ou não ser candidato a governador. Afinal, ainda está em seu primeiro ano de mandato, com dezenas de projetos em andamento, com previsão de receber muitos recursos nos próximos anos. Deixar a certeza de uma boa gestão para renunciar ao mandato e lutar numa eleição com todos os riscos inerentes à disputa, não é uma decisão tão fácil.

INSATISFEITO
O ministro Garibaldi Filho não gostou de saber que seu primo Henrique Alves operou para a governadora Rosalba Ciarlini permanecer no cargo, quebrando o compromisso que ambos haviam firmado. A ação de Henrique evitou, pelo menos por enquanto, que o quadro político do RN fosse redesenhado.

ELEIÇÃO
Enquanto perdurar a incerteza em relação ao futuro de Rosalba, não há como ter maior nitidez a respeito do quadro sucessório de 2014. Afinal, com a Rosa disputando a reeleição é um quadro; sem ela, é outro; sem ela no Governo, é também diferente.

CENÁRIOS
Portanto, tudo que for planejado ou articulado hoje em relação ao pleito de 2014, poderá sofrer modificações substanciais de nomes, alianças e coligações. O RN está realmente como uma nuvem no azulado céu natalense: quando o leitor eleitor olhar novamente, já verá outro cenário.

HONESTIDADE
É bem verdade que a governadora Rosalba Ciarlini ainda não enfrentou nenhuma acusação de corrupção pessoal ou enriquecimento ilícito. Seus aliados se apegam a esse fato como se todo governante tivesse que ser ladrão e aquele que não é, vira exceção no que devia ser regra.

IMPROBIDADE
Embora a gestão da governadora Rosalba Ciarlini não tenha mácula de escândalo de corrupção, como teve a de Wilma, não é demais lembrar que o uso da máquina pública é um ato de corrupção eleitoral. Diferente de casos que envolvam diretamente dinheiro público e desvio de verba, mas é corrupção, fraude produzida com dinheiro do contribuinte. E isso é fato.

DEFINIÇÃO
Definida a data da nova eleição para prefeito de Mossoró: 02 de fevereiro de 2014. Por enquanto, o prefeito em exercício, Francisco José Jr., o Silveirinha, é candidatíssimo a permanecer no cargo. Seu adversário provável virá do PSB; deve ser a deputada Larissa Rosado ou o irmão dela, vereador Lairinho Rosado.

Compartilhar: