Sonnen admite uso de substâncias ilegais em doping: ‘Não foi surpresa”

Americano se pronunciou após flagra em antidoping surpresa vir à tona, explicou que precisa das substâncias proibidas para lutar sem TRT e se coloca em 'posição estranha'

Chael Sonnen se explicou sobre caso de flagra no antidoping. FOTO: Divulgação
Chael Sonnen se explicou sobre caso de flagra no antidoping. FOTO: Divulgação

Após ser revelada a bomba de que Chael Sonnen foi flagrado em exame antidoping surpresa realizado no mês passado – e assim consequentemente está fora do duelo contra Vitor Belfort pelo UFC 175, dia 5 de julho – o americano se pronunciou a respeito de todo o ocorrido.

Em entrevista programa de rádio de Jay Mohr Sports, o falastrão admitiu ter conhecimento de que tomava substâncias ilegais, mas explicou que seu organismo precisa de Anastrozol e Clomifeno (substâncias proibidas) para se adaptar à ausência do TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), que foi banido do MMA.

“Eles mudaram as regras em Nevada no início do ano em relação do TRT e eu fazia o uso disto. Quando mudaram as regras,m todos nós tivemos de entrar numa fase de transição. Para eu fazer a transição, preciso de algumas coisas. Uma delas é o Clomifeno . Isso o que fizemos. Fiquei de molho por um tempo passando por esse processo. No meio tempo disso, eles fizeram o teste e testei positivo para isso, que era o que deveria ter acontecido mesmo, elas estavam no meu organismo. Não foi uma surpresa. Não é como usar esteroides ou anabolizantes. Isso não influencia na minha performance. Mas no meu caso, estava fora de competição. É uma posição estranha para mim. Mas é isso o que aconteceu”,avaliou.

Ao ser perguntado sobre por quê aceitou o teste se não estava lutando, o americano declarou que a Comissão Atlética de Nevada costuma adotar tal conduta e que muitas vezes os testes são confusos.

“O que acontece é que eles fazem testes fora de competição. O laboratório que eles usaram é o USADA (Agência de Antidoping dos Estados Unidos) melhor agência do mundo, onde fazem teste muitos sensíveis. Fizemos nossos próprios testes, em nossos próprios laboratórios e achamos que estávamos fora do sistema. Não era segredo que eu tomava essas substâncias. Eu precisava tomar isso para me limpar da testosterona. Mas eles eles podem lidar com isso do jeito que quiserem. Podem olhar e dizer: “não, isso faz sentido” ou simplesmente dizer que não gostam daquilo. Eles podem fazer isso. A parte confusa é que não é foi anabolizantes, nÃo foi esteroides, mas é ilegal e eu preciso disso. Disseram que eu tinha de escolher entre a minha saúde ou o esporte. Foi muito difícil pra mim. Não pude consultar muitas pessoas devido a meus compromissos.  Tenho de usar entre saúde e esporte. Quando isso aconteceu me perguntaram “por que estava no meu organismo. Por que estava no meu organismo? Por que eu tomei!” Tenho tomado isso e preciso tomar por que vocês mudaram as regras. Vocês mudaram as regras e tive de tomar. É difícil quando você pensa que é banido e precisa disso. A comissão sempre foi bem clara. Ele foi claro que existe uma distinção. Mas tenho problemas de fertilidade  – explicou.

Fonte: Lancenet

Compartilhar: