Tá tudo dominado – Danilo Sá

O mais recente episódio envolvendo a questão da segurança no Rio Grande do Norte seria irônico se não fosse totalmente…

O mais recente episódio envolvendo a questão da segurança no Rio Grande do Norte seria irônico se não fosse totalmente trágico. Diante de tudo que o povo potiguar testemunhou nos últimos anos, só faltava mesmo um protesto conjunto entre mais de dois mil presos. Agora não falta mais. Simplesmente, ampla maioria da população carcerária do Estado está em greve de fome e reivindica uma série de melhorias no sistema, como se tivessem direito a viver em hotéis de luxo.

No Estado onde as pessoas podem ser raptadas a qualquer momento à luz do dia, famílias correm risco de sofrer arrastões em restaurantes e bares caros, e que já contabilizou mais de 1,5 mil assassinatos em pouco mais de meio ano, agora também tem manifestação conjunta de presos. Os bandidos atrás das grades estão insatisfeitos com a comida e com possíveis maus tratos que estariam sofrendo, logo eles, responsáveis por destruir famílias e tirar a paz da sociedade.

O que está acontecendo hoje no Rio Grande do Norte ultrapassa os níveis de qualquer desmoralização. Afinal de contas, para organizar um protesto desse nível, os presos devem, no mínimo, terem mantido contato durante alguns dias. Será que foi via Whats App, aplicativo da moda nos modernos telefones celulares? Mas, como estes aparelhos chegam tão facilmente na mão dos marginais? E dentro dos presídios eles têm direito até a internet móvel? Quanto custa? Quem paga?

O fato traz de volta uma frase histórica dita pelo famoso (?) bandido Elias Maluco, ao liderar uma rebelião: “Tá tudo dominado”. Os criminosos hoje têm total controle da situação. São eles que decidem se aceitam ou não as regras impostas (?) pelo poder público. A sociedade está derrotada e sem saída. Do jeito que vai, a cada dia um novo exemplo de domínio deverá ser exposto. Resta esperar que alguém tenha coragem para enfrentar tudo isso de frente.

ABRE ASPAS

Para fechar o assunto principal deste espaço de hoje, o colunista compartilha com seus fieis leitores a opinião do amigo jornalista-secretário Paulo Araújo. “Se tem uma coisa que funciona nesse Brasil, na contramão dos serviços de internet e telefonia celular oferecidos por TODAS as operadoras, são as ‘ligação de presidio’, originadas de diversos estados do Brasil para os nossos telefones. É uma desmoralização completa um negócio desses e o festival de códigos de operadoras diferentes no visor do telemóvel das pessoas só aumenta a cada dia. Tem gente virando expert em adivinhar de onde é (68) (51) (13) (91) (84)… Faz uns vinte anos que é assim. Taí uma proposta boa pra um candidato aparecer fazendo no guia eleitoral. Acabar com esse tipo de coisa.” Mais um mistério que fica sem explicação dentro dos presídios espalhados pelo país. Coisas do Brasil.

COMUNICAÇÃO

Por falar em Paulo Araújo, o seu ex-parceiro de edição da revista Veja Natal, o jornalista Miguel Icassatti, que durante anos se dedicou à listagem dos melhores bares e restaurantes da capital potiguar, assumiu recentemente um novo desafio na sua carreira. Miguel agora é diretor de redação da revista Mens Health. Este colunista, orgulhoso por também ter feito parte da equipe de ambos na publicação da editora Abril, deseja ainda mais sucesso.

DEBATE

A segunda-feira foi marcada por mais um debate presidencial, dessa vez em horário diferenciado, o SBT iniciou a transmissão por volta das 18 horas. Dessa vez, Marina Silva e Dilma Rousseff polarizaram os questionamentos e, mais uma vez, a petista se saiu bem pior que os adversários. Ponto para a herdeira de Eduardo Campos.

BASTIDORES

Mas, entre as muitas perguntas e temas polêmicos, vale o registro do papo “descontraído” travado entre Dilma e Aécio Neves, antes do programa começar. Ao entrar no estúdio, a petista se deparou com o tucano apoiado com as mãos em um dos assentos e perguntou: “Você está querendo sentar na minha cadeira, Aécio?”. Surpreso, o senador mineiro se saiu bem na resposta: “Pode deixar que vou cuidar bem direitinho dela”. Todos riram.

SUCESSO DO RN

O humorista potiguar Seu Dedé viajou ontem para São Paulo, vai se encontrar mais uma vez com o apresentador Sílvio Santos em seu tradicional programa exibido aos domingos no SBT. Seu Dedé vai representar Natal em mais uma apresentação na TV. Que seu talento

LAPSO

O vereador Marcos do Psol está com uma lista pronta com o nome de todos os comissionados na Câmara. Vai pedir investigação do Ministério Público para saber quem realmente está trabalhando. Mas, o detalhe é que na lista foram retirados os cargos indicados pelos membros da oposição. A bancada governista, atenta, já reuniu todos os nomes para informar o MP do “esquecimento”.

EDUCAÇÃO

O sempre marcante professor Carlos André, diretor do Overdose Colégio e Curso, agradece, em nome dos alunos, a iniciativa do Ministério Público que recomendou a UERN que mantivesse o vestibular tradicional como processo seletivo e sugeriu a inclusão do Enem de maneira gradual. Agora, o Exame Nacional só será adotado de forma exclusiva a partir de 2016.

GIRA MUNDO

Na próxima sexta e sábado, dias 5 e 6, a praia de Pipa será palco do lançamento de duas marcas de cervejas que chegam ao RN. As cervejas Desperados e Sol Premium serão apresentadas ao público na boate Ânima Pipa, com degustação e ações de merchandising. Com sabor exótico, Desperados mistura harmonicamente o aroma do malte ao adocicado da tequila. Contendo teor alcoólico de 5,9%, é clara, leve e refrescante. A Sol Premium, produzida desde 1899 no México, mantém ainda hoje a receita original e está disponível no Brasil desde 94. Tem médio teor alcoólico, de 4,3%, e foi a primeira cerveja do país em garrafa transparente.

Compartilhar: