Terror para alérgicos: Saiba como evitar problemas causados pelos ácaros

Nesse artigo daremos algumas dicas básicas que se colocadas em prática habitualmente, te ajudarão a evitar a proliferação desses microrganismos

Acaros-500x325

Os ácaros que se escondem em meio à poeira são uma das causas mais habituais de alergias sofridas por um número cada vez maior de pessoas. Eles vivem principalmente em ambientes úmidos e costumam se proliferar mais facilmente no outono.

Os alérgicos a ácaros já conhecem algumas dessas dicas, mas talvez outras pessoas se surpreendam e as informações possam ajudá-las a melhorar.

Desumidificar o ambiente

Como dito anteriormente, os ácaros vivem em ambientes úmidos, por isso a primeira medida é avaliar se nossa casa pode conter algum ponto com excesso de umidade (devido ao clima, ao lugar onde se localiza etc.). Se esse for o caso, é possível recorrer a desumidificadores naturais ou elétricos, que posicionaremos em pontos estratégicos da casa a fim de amenizar o problema.

Ventilar diariamente os quartos

Os ácaros se desenvolvem mais fácil em ambientes úmidos e quentes, tais como os lençóis, edredons, sofás, cortinas, bichos de pelúcia, colchões ou colchonetes, almofadas etc. Alguns desses itens, obviamente são imprescindíveis, porém, precisamos avaliar se todos são realmente úteis para que os usemos a todo o momento.

Por isso é recomendável ventilar diariamente os quartos, deixando, inclusive, se possível, que o sol entre e incida diretamente nos pontos onde possam existir ácaros.

Limpar com vinagre de alecrim

Preparar o vinagre de alecrim é fácil. Basta macerar alguns raminhos frescos de alecrim em vinagre durante uma semana. Depois disso estará pronto para ser usado como desinfetante e limpador caseiro natural.

Para limpar, umedeceremos um pano no vinagre e o usaremos nos móveis e no chão.

Uso de difusores com óleos essenciais

Os difusores aromáticos não nos permitem apenas encher os cômodos de odores deliciosos, como também combater os ácaros de maneira natural. Para esse fim, é recomendável utilizar os seguintes aromas:

  • Limão
  • Canela
  • Capim-limão
  • Hortelã-pimenta
  • Árvore do chá
  • Alecrim
  • Lavanda

Se você não tiver um difusor, adicione algumas gotas do óleo escolhido a um spray com água e pulverize nos quartos ao longo do dia.

Ao comprar os óleos essenciais, certifique-se de que são de boa qualidade, extraídos da planta e não essências aromáticas artificiais sem nenhuma propriedade.

Purifique o ar com plantas

Uma solução econômica e natural para purificar o ar nos quartos, é cultivar determinadas plantas nesses cômodos. Mas, atenção, uma planta qualquer não servirá, afinal, algumas acabam por utilizar o oxigênio do ambiente. Por isso, é preferível utilizar plantas capazes de regenerar o ar, como as seguintes:

  • Areca-bambu: uma planta capaz de limpar o ar durante o dia. Suas folhas devem ser limpas com frequência, de acordo com a contaminação das mesmas. É uma planta que não requer grandes cuidados, pois se adapta a lugares com pouca luz e pouca umidade.
  • Espada-de-são-jorge (espada-de-santa-barbara ou Sansevieria trifasciata): essa planta transforma o dióxido de carbono (CO2) em oxigênio durante a noite, por isso é ideal para os quartos da casa.
  • Jiboia (Epipremnum aureum): essa é uma planta ideal para utilizar em interiores, e é muito resistente. Ela não pode receber luz solar diretamente.
  • Além disso, podemos optar por outras plantas, tais como a hera ou a figueira.

Lavagem semanal

Tecidos e roupas de cama devem ser lavados, preferencialmente, toda semana, pois podem facilitar a proliferação de ácaros. O ideal é lavar esse tipo de tecido com água quente, adicionando ao amaciante utilizado um pequeno jato de vinagre de alecrim. Além disso, é ideal secar a roupa em uma secadora ou estendida ao sol.

A limpeza regular de sofás, poltronas e tapetes não deve ser esquecida, mas não é necessário realizá-la toda semana.

Produtos acaricidas

Atualmente é possível encontrar bons acaricidas no mercado, ou seja,produtos específicos, preparados com materiais que evitam a proliferação de ácaros. Costumam ser mais caros, mas, para pessoas que apresentam fortes crises de alergias causadas por ácaros é conveniente adquirir pelo menos os mais imprescindíveis. Outra dica é utilizar capas anti-ácaros em almofadas e colchões.

Também devemos considerar que no mercado existem muitos produtos para combater os ácaros, mesmo que alguns deles não tenham a efetividade prometida, mas podemos avaliar se nos é conveniente provar tais produtos, tais como as tintas anti-fungos, os filtros eletrostáticos, etc.

 

Fonte: Site Melhor com Saúde

Compartilhar:
    Publicidade