Tradicional Festa de Santos Reis já começa nesta quinta-feira

A programação começa com uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana

Últimos detalhes estavam sendo concluídos nesta manhã. Festa começa às 19h com uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana até o Santuário de Santos Reis. Foto: Wellington Rocha
Últimos detalhes estavam sendo concluídos nesta manhã. Festa começa às 19h com uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana até o Santuário de Santos Reis. Foto: Wellington Rocha

A tradicional Festa de Santos Reis 2014 será iniciada nesta quinta-feira (2), às 19h e segue até o próximo dia 06. A programação começa com uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana e seguirá para o Santuário de Santos Reis, onde haverá a abertura do Tríduo e o Hasteamento das Bandeiras. Este ano, a festa terá como tema ‘Com os Magos, seguimos ao encontro do Menino Jesus’. O encerramento será celebrado pelo arcebispo Dom Jaime Vieira.

A festa conta com uma programação bastante diversificada. A programação religiosa será realizada sempre às 19h30 e a cultural, às 21h. Na abertura e no encerramento está programada a apresentação de bandas católicas no palco que está montado na Praça Lindalva Taveira, no bairro de Santos Reis. Nos outros dias haverá a apresentação de bandas artísticas não-católicas.

Para o Padre César Luiz, vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família, toda festa religiosa tem como objetivo aproximar os fieis de Deus. “Esses festejos são momentos para as pessoas crescerem na fé. Têm um significado de adoração à Jesus, que tinha acabado de nascer”.

Padre César Luiz diz ainda que a Festa de Santos Reis é a festa da manifestação de Jesus. “Esta festa encerra o período natalino, onde celebramos o nascimento de Cristo. Ela também é conhecida como Epifania do Senhor, que significa a manifestação do Senhor. O Senhor se manifestou para a humanidade com amor e veio salvar o mundo. Neste sentido, os três Reis Magos foram escolhidos por Deus para serem exemplos de adoração ao nosso Senhor”, finaliza Padre Cesar Luiz.

No domingo (5), às 6h, será realizada a tradicional missa no Forte dos Reis Magos. A celebração começa com a Caminhada Penitencial para o Forte, seguida da missa. O encerramento da festa se dará com a procissão com as imagens dos Santos Reis Magos, às 16h, e em seguida a missa de encerramento, às 18h, no palco da Praça Lindalva Taveira. A missa será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que também estará celebrando 18 anos de vida episcopal.

A Festa de Santos Reis, ou Folia de Reis, é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

 

Confira a programação completa da Festa de Santos Reis 2014

02/01 – quinta-feira
19h – Carreata de abertura da Festa de Santos Reis
Saída: Catedral Metropolitana

20h – Abertura do Tríduo e Hasteamento das Bandeiras
Celebrante: Pe. Edilson Nobre (Vigário Geral)
Noiteiros: Comunidade de Santos Reis – santuártio de santos reis

03/01 – sexta-feira
06h30 – Santa Missa
19h30 – Tríduo com Benção do Santíssimo Sacramento.
Celebrante: Pe. Fábio Pinheiro (Paróquia de João Câmara)
Noiteiros: Comunidade de Nossa Senhora de Fátima – Praia do Meio
Apostolado da Oração, Apostolado da Divina Misericórdia, Vicentinos, Pastoral da Esperança, Pastoral da Saúde, Clube de Mães, Clube de Idosos, Mece, Comipas, Equipes de Nossa Senhora, Religiosas do Imaculado Coração de Maria e Filhas da Caridade.

04/01 – Sábado
06h30 – Santa Missa
19h30 – Tríduo com Benção do Santíssimo Sacramento
Celebrante: Pe. Ednaldo Virgilio da Cruz (Adm. da Sagrada Família)
Noiteiros: Comunidade da Sagrada Família – Rocas e Comunidade de São Pedro – Maruim EC, ECC, Pastoral do Reencontro, Terço das Crianças (paroquial), Terço dos Homens (Paroquial), Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Pastoral Social, Pastoral da Acolhida, Terço das Mulheres.
05/01 – Domingo
05h – Caminhada Penitencial para o Forte dos Reis Magos seguida de Missa.
19h30 – Santa Missa
Celebrante: Flávio Herculano (Paróquia da Catedral)
Noiteiros: Comunidade de Nossa Senhora da Conceição – Brasília Teimosa
Encontro de Jovens com Cristo (EJ Cristo), Pastoral Juventude, Pastoral da Catequese,
Pastoral da Comunicação (PASCOM), Renovação Carismática Católica – RCC, Legião de Maria Adulto e Juvenil e Pastoral da Liturgia e dos Coroinhas.

06/01 – Segunda – Epifania do Senhor.
“Vimos sua estrela no Oriente e viemos adora-lo” (Mt. 2,2)
06h – Alvorada
07h – Santa Missa dos Enfermos.
Cel.: Pe. Cesar Luiz L. de Morais (Vigário da Sagrada Família)
09h – Missa dos Peregrinos.
Cel.: Pe. João Paulo da Costa (Par. De São José Operário – Jandaíra)
11h – Batizados.
16h – Procissão com as veneráveis imagens dos Santos Reis Magos.
Percurso: Saindo do Santuário (Pç. Wilson Miranda), rua João Carlos de Souza, rua Cel. Flaminio, rua São João de Deus, rua Areial, rua Pedro Afonso, rua Feliciano Dias, rua Rodrigues Dias, avenida Café filho e avenida Profº José Melquíades, retornando ao Santuário.
18h. – Missa de Encerramento da Festa
Celebrante: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal)

Compartilhar: