Três pontos de Natal terão eventos festivos gratuitos na noite da virada

A queima de fogos foi cancelada em Ponta Negra para garantir a segurança das pessoas

Para muita gente é a data mais alegre do ano, o que gera uma expectativa pelos festivos. Foto: Divulgação
Para muita gente é a data mais alegre do ano, o que gera uma expectativa pelos festivos. Foto: Divulgação

Enquanto a obra de nome esquisito (enrocamento) segue em curso para recuperar a estrutura da praia de Ponta Negra, destruída pela ação da natureza e da inatividade dos gestores públicos que administraram (e administram) Natal nas últimas décadas, sem punição para os responsáveis, habitantes da capital potiguar e turistas de várias partes do país aguardam a noite de réveillon com ansiedade. Para muita gente é a data mais alegre do ano, o que gera uma expectativa pelos festivos.

A queima de fogos de artifício na praia mais famosa da cidade foi cancelada, segundo a Prefeitura, para garantir a segurança das pessoas, em virtude das obras inconclusas no calçadão, mas uma série de atrações será oferecida em outros pontos da faixa litorânea para quem quiser comemorar a chegada de 2014.

Mesmo sem os fogos, Ponta Negra será um dos locais, juntamente com a Redinha e o Centro Histórico onde serão apresentados os shows de artistas locais, como o multi-instrumentista Antonio de Pádua, a Banda de Frevo e as cantoras Lane Cardoso, Simone Talma, Camila Masiso e Khrystal, dentre outros nomes da música do Estado.

A Prefeitura também anuncia que, para compensar o cancelamento do tradicional show pirotécnico em um extremo da cidade, a festa na ponte Newton Navarro terá o acréscimo de dois núcleos de instalação de fogos de artifício, o que aumentou para sete os locais em que os frequentadores poderão acompanhar o brilho no céu durante a madrugada. Joselita Maria Oliveira, pequena comerciante de 49 anos que pretende vender cerveja e salgados na praia de Ponta Negra está animada com a programação. “Nunca é como a gente gostaria, né? Mas está bom. Ano passado o povo estava falando que ia ser ruim, que não ia dar ninguém, mas ficou deu gente e deu para tirar um bom dinheirinho. Eu venho sempre com meu filho mais velho, e esse ano eu acho que vai ser bem melhor, mesmo sem os fogos”.

Ela ainda pensa no espaço que ocupará com o carrinho de madeira e metal, feito exclusivamente para a ocasião. “Eu tenho outro que uso no Alecrim. Esse foi feito só para o réveillon. Ano novo tem que ter carro novo, né?”. Somados os dois pontos de queima de fogos, a ponte Newton Navarro e uma balsa em alto-mar em Ponta Negra, um total de três mil bombas estourará à meia noite. “Sempre é bonito de se ver, ainda mais nessa cidade que é tão bonita”, diz a mulher nascida em Alto do Rodrigues, radicada em Natal ainda nos anos 1980.

Se boa parte da classe média e alta natalense comprará pacotes em hotéis da Via Costeira ou pegou a estrada rumo a destinos, como Pipa e Estados vizinhos, o cidadão que optou em permanecer na capital terá nos três pontos armados pela administração municipal uma parcela expressiva da produção musical feita na terra de Cascudo, ainda que gêneros, como o pop e o rock, tenham sido praticamente esquecidos.

“Acho que eles querem valorizar a música típica da região”, afirma Carla França, publicitária que trocou uma carona com uma amiga para Baía Formosa por uma vaga no táxi que levará um grupo de jovens até o bairro mais turístico de Natal. “Passei vários réveillons em Ponta Negra e sempre foi bom. Por incrível que pareça, ao contrário do que ouço o povo reclamar, acho até mesmo seguro, com a presença de muitos policiais”.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ponta Negra

Antônio de Pádua
22h00 às 23h30
Banda de Frevo
23h30 às 23h50
Lane Cardoso
23h45 às 01h00
Camila Masiso
01h20 às 02h30
Banda de Frevo
02h30 às 02h50
Khrystal
02h45 às 04h00

Centro Histórico

Romildo Soares e Banda
23h00 às 23h50
DJ de música eletrônica
23h50 às 00h15
Coisa de Samba
00h15 às 01h10
Música Eletrônica DJ
01h10 às 02h20
Balalaika Brega Band
01h20 às 02h30
Música Eletrônica DJ
02h30 às 02h50
Simona Talma
02h50 às 04h30
Banda de Frevo
04h30 às 05h30

Redinha

Kelly Wange – 23h00 às 00h30
Banda de Frevo – 00h30 às 00h50
Leão Neto – 00h50 às 02h20
Banda de Frevo – 02h00 às 02h20
Isaque Galvão – 02h20 às 4h00

 

Mais réveillon
O chef Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô, localizado na praça das Flores, em Petrópolis, assina o cardápio do réveillon do charmoso Girassóis Lagoa Resort, localizado no santuário ecológico de Tibau do Sul, município distante 72 km de Natal. No menu, as principais tendências da cozinha contemporânea e ingredientes regionais compõem releituras dos tradicionais pratos das festas de final de ano. Informações e reservas pelos telefones (84) 3246-4414 e 3246-4395 ou no e-mail reservas@girassoislagoaresort.com

 

Paradão 2013
O ano encerra com as seguintes musicas entre as mais executadas nas rádios comerciais de Natal: “Lepo Lepo”, de Psirico; “Subindo feito pipa”, Forró da Pegação; “Dança da panela de pressão”, de Flávio Pisada Quente. “Piradinha”, Gabriel Valim; “Zen”, Anitta; “Pantera-cor-de-rosa”, Munhos e Mariano; “Tô bem cuidado”, Farra de Rico. Se o amigo (a) leitor (a) anda para baixo, triste com alguma coisa, evite qualquer uma delas. Caso contrário, será acometido por uma síncope neurológica das mais nefastas, com grande possibilidade de ficar com sequelas irreversíveis. A Urbana precisa intervir nisso aí, urgentemente. É cada uma mais inacreditável que a outra, com letras que vão de um cacófono e exaustivo “É pra dar, é pra dar, é pra dar”, até “Sabe se vestir do jeito que o homem gosta, vestido apertadinho da Pantera cor-de-rosa”. Quem ama, cuida, certo, discípulos de Içami Tiba? Então presta atenção nisso daí, pai relaxado com o juízo do menino!

 

Galinhos
O litoral potiguar ganhou um novo empreendimento para este verão. É que foi inaugurado o Espaço Galinhos, na praia do mesmo nome, com doze apartamentos bem equipados, além de a pousada oferecer piscina, restaurante, american bar, área de lazer. Como opção de lazer, passeios de buggy nas dunas de Galinhos e Galos, indo até a lagoa do Capim; de barco pelo rio Aratuá; de charretes com os chamados “Burro Táxi” até o farol de Galinhos; e de kite surf para quem quer entender o porquê de a praia ser conhecida internacionalmente como um a das melhores para a prática deste esporte. Reservas no e-mail: wanderleiafirmino@ig.com.br, ou pelos fones: (84) 3211-7308 / (84) 9986-3418 / (84) 9451-5718.

 

Cascudo – 115 anos
Logo mais, às 17h, o Instituto Ludovicus – Câmara Cascudo terá um fim de tarde e princípio de noite de gala. Para comemorar os 115 anos do nascimento do maior intelectual potiguar, foi preparada uma programação especial por Anna Maria Cascudo Barreto e Daliana Cascudo, filha e neta que administram o espólio do polímata natalense. Com o lançamento do cordel “Câmara Cascudo – arquiteto da alma nacional”, de Marciano Medeiros; apresentação do poeta popular Bob Motta e dos caboclinhos de Ceará-Mirim, o evento tem tudo para ser um sucesso. O Instituto fica na antiga casa do folclorista, na avenida com seu próprio nome, na Cidade Alta, telefone 3222-3293.

 

Blog
A notícia de que o Gnarls Barkley, supergrupo de funk-rock-soul liderado por Cee Lo Green e Danger Mouse, lançará um novo disco em 2014 animou muita gente. Inclusive este escriba, que postou no blog (conradocarlos.jornaldehoje.com.br) um breve comentário sobre a banda que estourou em 2006 com a música Crazy e alguns vídeos em que o rapper e o produtor mostram que estão bem acima de quase tudo que é feito no gênero. Consagrados em suas carreiras solo, juntos fizeram dois discos que figuram em listas de melhores da década passada – St. Elsewhere (2006) e The Odd Couple (2008).

 

Compartilhar: