Túnel será liberado neste domingo e motoristas poderão voltar à Romualdo

Nas laterais dele ainda na Romualdo Galvão, haverá fluxo e contrafluxo de veículos

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A Prefeitura de Natal vai inaugurar o primeiro túnel do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas, amanhã por volta das 10h. O prefeito Carlos Eduardo Alves e seus auxiliares estarão presentes. Até o final da manhã deste sábado, a sinalização horizontal nas pistas ainda não havia sido feita.

Mas, o secretário adjunto de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), Walter Pedro da Silva, garante que o tráfego estará liberado amanhã. “Agora a saída dele vai ser só pela Norton Chaves. Se quiser, as pessoas podem seguir pelo campus [UFRN] ou fazer o retorno e ir para a Salgado Filho”, explicou. Por volta de dez de julho, os motoristas ganharam a possibilidade de seguir pelo viaduto da BR – 101 em frente à Arena das Dunas.

Conforme o secretário adjunto, a velocidade média dos veículos de passeio vai aumentar neste trecho. “A velocidade era em torno de 13 a 18 quilômetros por hora. No mínimo vai dobrar. Pode ser que chegue a 35 quilômetros entre 6h30 da manhã e 21h”, informou Walter Pedro. Na madrugada, essa média naturalmente aumenta. Veículos de porte maior e de transporte público (os alternativos que passam pelo trecho) têm uma média de velocidade mais reduzida.

O secretário falou também que agentes da Semob estarão presentes no local para não haver excessos por parte dos motoristas, inclusive “porque aquela curva é muito acentuada”, completou o secretário. Antes da construção do túnel, o semáforo fazia o controle da velocidade na curva para entrar à esquerda na avenida Lima e Silva. A Semob estudará a possibilidade de fiscalização eletrônica neste ponto depois de liberado o tráfego.

Faltando menos de 24 horas para a inauguração, os trabalhadores do consórcio de construtoras responsáveis (Queiroz Galvão e Ferreira Guedes) realizam os retoques finais nas muretas de contenção. As paredes internas foram pintadas de amarelo. Embora a sinalização do asfalto ainda não tivesse ocorrendo, máquinas para este serviço estavam estacionadas em ruas próximas.

O túnel começa antes do encontro da Romualdo Galvão com a Lima e Silva. Nas laterais dele ainda na Romualdo Galvão, haverá fluxo e contrafluxo de veículos. Nessas faixas marginais, o asfalto ainda estava sem sinalização horizontal.

Sistema Binário

A experiência realizada nas avenidas Miguel Castro e Amintas Barros vai continuar mesmo depois das obras. Hoje elas se completam como fluxo e contrafluxo para ligar as pessoas que trafegam da zona Oeste para a zona Sul. Conforme Walter Pedro, outras avenidas vão funcionar no sistema binário. O objetivo para este ano é implantar o modelo nas seguintes duplas de avenidas paralelas: Antonio Basílio e Nascimento de Castro; São José e Jaguarari; Caicó e Coronel Estavam.

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