Twitter já é menos popular que LinkedIn e Pinterest nos EUA

A popularidade do LinkedIn ficou em 22%, enquanto o Twitter atingiu 18%

Banner com o logotipo do Twitter em frente à Bolsa NYSE quando da abertura de capital da empresa; redes superam o microblog. Foto: Divulgação
Banner com o logotipo do Twitter em frente à Bolsa NYSE quando da abertura de capital da empresa; redes superam o microblog. Foto: Divulgação

Adultos norte-americanos usam mais LinkedIn e Pinterest do que Twitter, mas o site de microblog atrai um maior número de negros e jovens do que seus pares de mídia social, mostrou um estudo do Centro de Pesquisa Pew divulgado na segunda-feira (30).

O site de compartilhamento de fotos Pinterest cresceu em popularidade no ano passado, segundo a pesquisa feita com 1.445 internautas de 18 anos ou mais. Quase 21% dos entrevistados disseram que usam o serviço, um aumento acentuado em comparação aos 15% no ano passado.

A popularidade do LinkedIn ficou em 22%, enquanto o Twitter atingiu 18%, mantendo-se praticamente estável em relação há um ano. Cerca de 29% dos negros entrevistados pelo instituto usaram o Twitter, bem acima dos 16% de brancos e hispânicos, mostrou o estudo.

O Twitter é, no entanto, usado com mais frequência do que o Pinterest: 46% dos usuários entrevistados relataram que frequentam diariamente o site de mensagens curtas, ante 23% do Pinterest e apenas 13% do LinkedIn.

OUTROS DADOS

Especialistas do setor têm dito que o Twitter é menos intuitivo do que o Facebook e, portanto, pode desincentivar os usuários, limitando seu crescimento como uma plataforma de mídia social.

Segundo pesquisa Reuters/Ipsos feita em outubro, 36% das 1.067 pessoas que fizeram inscrição no Twitter disseram que não usam o serviço e 7% revelaram que fecharam a conta.

Por outro lado, apenas 7% dos 2.449 usuários do Facebook entrevistados disseram não usar a rede social e 5% declararam que encerraram a conta.

O estudo da Pew consultou usuários de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest, cinco das maiores redes sociais nos Estados Unidos.

Cerca de 71% dos entrevistados disseram usar o Facebook, o primeiro no ranking de mídias sociais, um aumento em relação aos 67% no ano passado. Mas alguns analistas especulam que usuários mais jovens estão se distanciando do Facebook e usando novos serviços como SnapChat e Instagram.

“O Facebook é a plataforma de rede social dominante entre as redes sociais em número de usuários, mas um número impressionante está usando outras plataformas”, segundo o estudo.

“O Pinterest tem um apelo especial para usuários do sexo feminino (as mulheres são quatro vezes mais propensas a serem usuárias do Pinterest do que os homens) e o LinkedIn é especialmente popular entre graduados e usuários de internet com renda mais alta”, acrescentou.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhar: