UFRN a favor do atraso

Como em uma novela das nove, daquelas mais fracas, onde o telespectador mais atento é capaz de se antecipar a…

Como em uma novela das nove, daquelas mais fracas, onde o telespectador mais atento é capaz de se antecipar a quase todas as cenas, a polêmica história envolvendo a demolição dos escombros do Hotel Reis Magos ganhou um novo e previsível capítulo. Agora, são sete pesquisadores do Departamento de Arquitetura da UFRN que entram no debate, atestando, acredita se puder, a “importância histórica, simbólica e arquitetônica” dos restos mortais daquilo que um dia já foi um hotel.

Nada contra o trabalho dos profissionais que se debruçaram sobre o assunto, certamente pessoas qualificadas e comprometidas com o trabalho, mas do ponto de vista do bom senso, continua sendo um absurdo preservar uma estrutura semidestruída em um dos locais mais valiosos da cidade. Ao decidir pela manutenção do prédio, a cidade praticamente estará condenando um dos seus cenários mais belos ao abandono eterno não só do poder público como também da iniciativa privada.

O local, que serviria perfeitamente para receber um grande centro comercial, capaz de devolver as praias do Meio, dos Artistas e do Forte, a importância econômica que elas um dia tiveram. Com o investimento, facilmente o natalense voltaria a frequentar o local, valorizando ainda mais aquele pedaço de chão e impondo ao poder público a necessidade de mais segurança e infraestrutura, já que a população cobraria insistentemente por melhorias.

Mas, enquanto continua o debate sobre a importância histórica e arquitetônica de um prédio caindo aos pedaços, mais uma vez quem perde é Natal, tão sofrida nos últimos anos devido a decisões equivocadas, que em vez de preservar a cidade, atrapalha seu desenvolvimento e prejudica de forma decisiva a geração de emprego e renda, fundamentais para o crescimento da sociedade. Agora, além do prefeito Carlos Eduardo, a UFRN também é a favor do atraso.

 

BRIGA JUDICIAL

Apesar de ter nomeado hoje a delegada Kalina Leite como interventora da Fundac, a governadora Rosalba Ciarlini ainda não aceitou a interferência da Justiça nos rumos da instituição. O governo recorreu da decisão da Justiça e espera reverter a medida. Enquanto isso, a situação da entidade continua caótica, sem vagas para os menores infratores. Quem sofre é a população com a insegurança.

TÁ CHEGANDO A HORA

Contagem regressiva para o prazo final de desincompatibilização dos pré-candidatos nas eleições deste ano. Até o dia 5 de abril, secretários municipais e estaduais e ministros devem pedir exoneração de seus cargos, se realmente quiserem disputar o pleito vindouro. No RN, expectativa para a decisão de Garibaldi Filho e dos secretários do Estado, entre eles, Leonardo Rêgo.

DE LONGE

O vereador Maurício Gurgel não escondeu sua insatisfação com os rumos políticos do Estado. O parlamentar, em entrevista ao programa Pensando Bem desta semana, disse que, não está disposto a votar em nenhum dos nomes colocados até agora para a disputa majoritária do Rio Grande do Norte. O representante do PHS na Câmara Municipal também fez questão de enfatizar seu total afastamento de qualquer definição partidária quanto a questão.

DECEPÇÃO

Ainda na entrevista, Maurício Gurgel se mostrou decepcionado com o governo Dilma Rousseff, e assumiu fazer parte do grupo de brasileiros que deixará de votar no PT nas eleições desse ano. O parlamentar também deixou claro que não será candidato a nenhum cargo eleitoral em 2014, pretendendo apenas se dedicar ao seu mandato.

SÓCIO DO IHGRN

Aldo Torquato, ex-prefeito e atualmente no cargo de vereador na cidade de João Câmara, será empossado como sócio efetivo do Instituto Histórigo e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), na próxima sexta-feira (28), a partir das 19 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, localizado ao lado da entidade, na Cidade Alta. Na solenidade, presidida por Valério Mesquita, também serão empossados vários outros sócios.

SOLENIDADE

Em tempo: o evento de posse desta sexta-feira no Instituto marca também as comemorações em torno dos 112 anos de fundação do IHGRN. A solenidade contará com uma palestra do confrade Cláudio Galvão, abordando o histórico da entidade. Desde já, parabéns aos que fazem a instituição.

SEGURANÇA

Envaidecido, este colunista envia os seus sinceros agradecimentos às palavras elogiosas do delegado Antonio Pinto, atualmente atuando em Currais Novos. E toma a liberdade para colocar um trecho de sua opinião sobre a segurança pública do RN. “O problema a nosso ver tem dois caminhos: a falta de investimento e ausência administrativa do pouco que se tem. Em todo canto e principalmente na segurança, a legalidade deve imperar, do contrário o preço a pagar pelo povo, coitado, é esse aí, o caos total.”

SOB SUSPEITA

Segundo a imprensa nacional, a oposição já teria as assinaturas suficientes para abrir a CPI da Petrobras no Senado. Como já foi dito por aqui, é um barril de pólvora prestes a estourar. Basta investigar.

GIRA MUNDO

No último domingo, o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, reuniu amigos e aliados para comemorar seu aniversário. Presentes os deputados Fábio Dantas e Walter Alves. Na foto, o prefeito (centro) está ao lado do vereador Arimateia, das servidoras Diliane Leão e Vânia Maciel e do assessor Airton Silva.Por falar em aniversário, o jovem Luciano Pedro, filho da empresária Socorro Alves, com atuação na cidade de Monte Alegre, completa hoje 15 anos. Parabéns.

Compartilhar: