UFRN inicia matrículas de aprovados na segunda chamada do SiSU

De acordo com a pró-reitoria de Graduação, 1.830 vagas estão sendo disponibilizadas em 88 cursos

 As matrículas na UFRN prosseguem até a próxima terça-feira, dia 4. Foto: Divulgação

As matrículas na UFRN prosseguem até a próxima terça-feira, dia 4. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou nesta sexta-feira (31), a matrícula dos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A lista de aprovados foi divulgada no último dia 27, pelo Ministério da Educação (MEC) e as matrículas na UFRN seguem nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Os estudantes que fizeram as provas em Natal ou Macaíba devem realizar o cadastramento e matrícula no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), próximo à Praça Cívica do Campus, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Já os alunos que fizeram provas em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, os procedimentos devem ser feitos das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos campi dos respectivos municípios. Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma de conclusão do Ensino Médio, Identidade, CPF, quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

De acordo com Adelardo Dantas de Medeiros, pró-reitor de Graduação da UFRN estão sendo disponibilizadas 1.830 vagas em 88 cursos. “Os estudantes estão comparecendo de acordo com a nossa expectativa e o movimento está tranquilo neste início de manhã, está fluindo bem. Temos uma sala de espera, depois eles seguem para o cadastramento onde são checados os documentos e se eles atendem aos pré-requisitos, se está dentro da Lei de Cotas, por exemplo, e na sequência eles efetuam a matrícula. Se eles forem do turno matutino podem até seguir direto para a aula, já que voltamos as nossas atividades na última segunda-feira”, disse.

Adelardo enfatiza que o índice de comparecimento na primeira chamada foi bastante expressivo, já que a UFRN preencheu 60% das vagas disponíveis, volume superior à média nacional, que foi de 40%. “Esse índice foi bem maior do que as duas outras edições do SiSU em 2013. Depois das matrículas desta segunda chamada, haverá uma terceira chamada, que será divulgada em 13 de fevereiro. Chamaremos mais candidatos do que o número de vagas e formaremos um cadastro de reserva. Esses candidatos também poderão ser chamados, se surgir vagas até o fim do período”, explicou.

O prazo para participação nessas vagas remanescentes termina em 7 de fevereiro e o candidato deve acessar o SiSU (www.sisu.mec.gov.br) e confirmar interesse em integrar a terceira chamada.

Mireia Azevedo, de 17 anos, foi aprovada para o curso de Química e contou que estava ansiosa pela segunda chamada. “Desde o início, eu estava acompanhando dia a dia como estava a minha classificação. No primeiro dia fiquei em 5º lugar e no segundo dia foi descendo na lista, até que fiquei na segunda suplência. Senti um pouco, porque já tinha tentado vestibular quando fazia o segundo ano. Fiz só para testar e passei. Através do Enem também não tinha passado. Passei o último final de semana tensa e na segunda bem cedo minha mãe já batia na porta perguntando se eu tinha passado, mas nem precisei checar porque recebi uma mensagem de texto do MEC dizendo que eu tinha sido selecionada. Espero que não tenha errado na minha escolha porque muitas pessoas novas acabam se equivocando, mas espero que dê certo”.

 

Compartilhar:
    Publicidade