UFRN inicia preparo de voluntários que vão atuar nos jogos da Copa

Voluntários irão direcionar visitantes sobre locomoção em Natal e pontos turísticos

Voluntarios-da-Copa-JA

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou neste sábado (26) a preparação de cerca de mil voluntários que irão atuar durante os jogos em Natal da Copa do Mundo de Futebol, no mês de junho. O encontro aconteceu no auditório Otto de Brito Guerra, no prédio da Reitoria, e foi o primeiro de uma série de mais três eventos de treinamento.

Na ocasião, foram dadas orientações para as pessoas que dispuseram a trabalhar como recepcionistas durante o Mundial. Os voluntários terão a função de orientar os visitantes que precisarem se locomover na cidade e, para isso, ficarão posicionados em pontos estratégicos de Natal, como praias e principais monumentos.

Conceição Fraga, pró-reitora adjunta de extensão da UFRN e representante do projeto, explica que a iniciativa faz parte de um curso de capacitação do programa Brasil Voluntário. “A UFRN, cumprindo seu dever de formadora, está em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) fazendo a capacitação de mil jovens que se inscreveram no Brasil Voluntário para colaborar com os jogos em Natal” explica.

Ela conta que a capacitação consiste em quatro módulos. “O primeiro é sobre Mobilidade, com uma aula dada pelo secretário adjunto de trânsito de Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Walter Pedro, e na semana seguinte o tema tratado é Turismo, e nas duas últimas semanas serão oficinas teóricas e práticas com o Corpo de Bombeiros” disse.

“A universidade fica extremamente orgulhosa em poder colaborar. A UFRN tem a função de formar, mas também faz o elo entre o meio acadêmico e a sociedade. Esse curso, independente da Copa, ajuda as pessoas posicionar em situações diversas na quais serão habilitadas aqui” conta Conceição Fraga ao ser indagada pela equipe do O Jornal de Hoje sobre a expectativa da UFRN para receber os preparos do Mundial.

O Rio Grande do Norte recebeu mais de 2 mil pessoas para o programa de voluntariado na Copa do Mundo, e desse total, 750, efetivamente, irão colaborar durante o evento em Natal.

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Justina Iva, também participou do evento. Ela afirmou que todos os voluntários terão a mesma formação. “A partir do que a UnB chama de ensalamento (distribuição de voluntários por pontos estratégicos), nós iremos ter encontros antes da Copa e conversar com os grupos para introduzir informações complementares para orientação ao visitante a Natal” explicou.

As áreas de Turismo e Mobilidade são o foco para o preparo dos voluntários. “Iremos receber milhares de turistas de toda parte do Brasil e Mundo. Toda hora haverá demanda, por exemplo, de orientar sobre onde ficam os museus da cidade, locais com artesanato e hospitais. Os voluntários terão conhecimento sobre os principais pontos de Natal” afirmou Justina Iva.

“A função dos voluntários é receber as pessoas e orientá-las, além de prestar primeiros socorros a quem precisar. É uma formação completa de 180h, com encontros a distância e 4 presenciais” conclui a secretária de municipal de educação.

A estudante de Rádio e TV, Patrícia Borges, diz que se inscreveu no evento pela vontade de estar participando de uma Copa do Mundo. “É uma experiência profissional importante, já que a Copa é um evento mundial e provavelmente não irá acontecer nunca mais no Brasil. Como estudante de Comunicação Social terei contato direto com pessoas de outras culturas que virão a Natal”.

Compartilhar: