UFRN promove ação de educação ambiental em Ponta Negra

Voluntários e a comunidade de Ponta Negra fizeram um mutirão de limpeza e plantio de árvores

Foto: Wellington Rocha
Foto: Wellington Rocha

A Praça Henrique Carloni, localizada no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal, foi presenteada na manhã deste sábado (16) com uma importante ação de conscientização ambiental. A professora de imunologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Regina de Fátima dos Santos, reuniu voluntários e a comunidade do bairro de Ponta Negra para que, juntos, fizessem um mutirão de limpeza e plantio de árvores.

“Já fiz uma ação dessas no mês de junho, em outra praça aqui do bairro, e vi que deu certo. As pessoas se uniram em prol de ação. Resolvemos voltar a realizar o mutirão, principalmente para mostrar as pessoas que devemos cuidar do que é nosso. A própria população ajuda a sujar a praça, como vemos diversos sacos de lixo empilhados aqui. Daí a importância de sensibilizar as pessoas”, disse Regina.

A ação voluntária é uma iniciativa do Programa de Extensão ‘Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Resíduos Sólidos’ (FOCAP RESOL), que apoia a implementação de sistema de coleta e reciclagem de resíduos de Natal. Nesta ação na Praça Henrique Carloni, os voluntários do projeto contaram com a parceria da Organização Educacional Junior Achievement e da Associação dos Moradores de Ponta Negra e Alagamar.

“Também convidamos representantes da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), do Sebrae, da Urbana e da Cooperativa de Catadores. Após o mutirão de limpeza, faremos o preparo do solo para plantio de árvores. Faremos o plantio de mudas de árvores nativas, além de apresentações culturais e exibição de imagens da praça limpa”, destacou Regina de Fátima.

O FOCAP RESOL conta com o envolvimento de profissionais e alunos de diversas áreas de conhecimento. O objetivo é desenvolver atividades de mobilização, formação e assessoria para a implementação da coleta seletiva e manter a perspectiva de fortalecimento da cadeia produtiva de resíduos sólidos urbanos de Natal. O Projeto é coordenado por Marjorie Medeiros, engenheira civil, arquiteta e urbanista da Superintendência de Infraestrutura da UFRN.

Júnior Santos, da Organização Educacional Junior Achievement, se uniu à causa por acreditar que as ações de sensibilização são importantes para manter o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. “Já desenvolvo um projeto relacionado ao tema, que é o projeto Lixo Certo, e vi essa oportunidade de incentivar as pessoas a fazer o melhor pela natureza”, afirmou.

Segundo Júnior, o projeto Lixo Certo tem o foco de conscientizar crianças, jovens e adultos para a importância da coletiva seletiva e da destinação correta do lixo. “Unir os dois projetos é muito bom para alcançar o nosso objetivo e conscientizar o maior número de pessoas possível. Não basta que o poder público faça a sua parte quanto à limpeza e preservação das áreas verdes. Nós também temos o papel de cuidar”, afirmou.

Compartilhar:
    Publicidade