Um som do universo

No filme Contato, um clássico de scifi dos anos 90, a personagem da atriz Jodie Foster capta sinais sonoros vindos…

No filme Contato, um clássico de scifi dos anos 90, a personagem da atriz Jodie Foster capta sinais sonoros vindos do espaço. Naquele tempo, a lourinha estava um tesãozinho e ainda longe de enfiar no dedo uma aliança matrimonial dedicada a outra mulher.

Contato é baseado num romance do cientista Carl Sagan, que participou da elaboração do roteiro que foi dirigido por Robert Zemeckis, que na década anterior fez sucesso com De Volta Para o Futuro e dois anos antes estourou nas bilheterias com Forrest Gump.

Muitos anos depois da ficção com pitadas de ciência, os equipamentos de ondas de plasma da sonda Voyager 1, que já estava além do nossos sistema solar, captaram sons estranhos na escuridão do cosmo, que poderiam ser gás ionizado ou outra coisa.

Os cientistas, que sempre preferem não arriscar palpites, continuaram estudando as freqüências audíveis por potentes auto-falantes, inclusive também com a sonda Juno, na sua viagem profunda para Júpiter iniciada em 2011 e com chegada prevista em 2016.

Nela, há um instrumento chamado Wave (onda) construído exatamente para capturar sinais do espaço. Os primeiros sons detectados, oriundos da magnetosfera da própria Terra, foram classificados pelos cientistas da NASA como “sons assustadores”.

Quer seja no cinema ou nos grandes laboratórios de observação, o homem jamais deixou de procurar um resíduo sonoro qualquer que sugira a existência de vida inteligente fora do nosso pequenino e azulado planeta, um mísero ponto no universo.

Agora, chega a notícia de que o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, detectou sinais bem definidos que parecem explosões distantes e com algum brilho que dura uma fração de segundo, como já suspeitava o pessoal do Observatório Parkes, na Austrália.

Segundo a agência EFE, européia, um diretor da seção de astronomia do Arecibo Observatory, chamado Fernando Camilo, confirmou que essa descoberta na verdade aconteceu em novembro de 2012 e que só agora foi decidido divulgar ao público.

O fenômeno foi gravado pelo menos sete vezes pelo telescópio da Austrália, sendo agora registrado no equipamento de Porto Rico, confirmando assim que é um fato real que não pode ser mais atribuído às peculiaridades de algum dispositivo específico.

“Pode ser uma explosão poderosa de rádio no espaço distante, um sinal nunca antes detectado”, disse o astrônomo, que confirmou ser um som oriundo de fora da nossa galáxia. As rajadas de rádio são como lanternas clareando áreas nunca observadas.

Ele disse também que o fenômeno introduz a idéia da existência de uma nova janela no espaço entre as galáxias, onde “não há nada, nem estrelas brilhando”. Para ele, isso é a única hipótese até agora para o que foi ouvido através dos dois observatórios.

“A descoberta de Arecibo ajuda a solidificar a alegação de que este é um novo fenômeno astronômico”, declarou Camilo em entrevista à Agência EFE. Já os cientistas da Austrália precisaram que os sons são emitidos a milhões de ano-luz da Via Láctea.

A ciência vai cada vez mais aproximando suas pesquisas e achados da ficção que vemos no cinema. Recentemente, filmes como Prometheus e Gravidade sugeriram reflexão sobre possíveis atavismos cósmicos da raça humana. Olhamos pouco para cima. (AM)

Luto

Peço licença aos amigos leitores para um assunto pessoal que gostaria de compartilhar. Estou com o coração dilacerado após a morte de um amigo do meu filho caçula. Ontem, foi terrível testemunhar dezenas de adolescentes em prantos durante o velório.

Chegou em Dilma

Foi manchete hoje no site da Folha: “Executivo do laboratório de doleiro trabalhou em campanha de Dilma”. O sujeito oculto, agora revelado, é Marcus Cezar de Moura, indicado por Alexandre Padilha para trabalhar com o doleiro Alberto Youssef.

Novo marco petista

Primeiro foi Marcos Valério administrando o mensalão de Zé Dirceu e Zé Genoíno, agora é Marcus Cezar atuando no esquema de Youssef (já preso) a pedido de Padilha, que Lula quer eleger governador de São Paulo. O PT é um evangelho segundo Marco.

Indignado

O ator global Zé de Abreu surtou nas redes sociais por causa da prisão do seu amigão Zé Dirceu. E está ameaçando até romper com Lula, Dilma e o PT se os três não demonstrarem solidariedade ao mensaleiro. Está indignado e postando palavras de ira.

De Reinaldo Azevedo

“Se, antes, nas redes sociais, as críticas ao petismo eram tímidas, porque se temia a polícia do pensamento, hoje, elas já são desassombradas. E se multiplicam. Os blogs sujos viraram caricatura. A cultura antipetista está em expansão”. (Na Folha)

Intrigas

Os candidatos ao governo do RN, Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB), terão que saber assimilar o noticiário da intriga e os boatos nas redes sociais se quiserem sair da campanha com a amizade pessoal intacta. Não será fácil, mas precisam tentar.

Agressões

Uma das táticas dos fabricantes de robôs e fakes nas redes sociais – que diariamente atuam para denegrir a imagem da oposição ao Planalto – é exatamente vomitar artigos e ensaios criticando o crime que eles mesmos já viraram especialistas. Fiquem atentos.

Minha entidade

Comecei a campanha de aliciamento para a ING (Indíviduos Não Governamentais) CARLLO – Comissão Anarco Retroativa Liberdade Literatura e Ócio. Interessados devem guardar o sábado como sagrado para a militância durante 3 horas de resenha.

Literatura

Um evento cultural inusitado irá movimentar as noitadas da Praça das Flores, point em Petrópolis de boêmios de todas as correntes e tendências. O empresário Paulo Coelho e o poeta Volonté lançarão um livro com poemas sobre os 7 pecados e as 7 virtudes.

Futebol

De passagem por Lisboa semana passada, o advogado Armando Hollanda ficou impressionado com o clima quase religioso existente no Estádio da Luz diante da estátua do craque Eusébio. Filas enormes em culto à saudade do ídolo maior do Benfica.

Compartilhar:
    Publicidade