Vaca guzerá originária do RN bate recorde mundial de produção leiteira na Expozebu

- Mais uma vez os selecionadores da raça Guzerá no Rio Grande do Norte fazem bonito na maior e mais…

- Mais uma vez os selecionadores da raça Guzerá no Rio Grande do Norte fazem bonito na maior e mais competitiva exposição agropecuária zebuína do mundo.
– Ontem, a vaca “Aurora WM”, pura de origem, nascida na fazenda Queimada de Baixo – município de Lagoa de Velhos -, do jornalista e agropecuarista Woden Madruga, e vendida anos atrás ao agrônomo Alexandre Wanderley (que posteriormente a enviou para ser criada junto com o plantel de um tradicional selecionador de gado zebuíno na região do Triângulo Mineiro), bateu o recorde mundial de produção de leite da raça, dentro do Concurso Leiteiro da Expozebu, em Uberaba.
– “Aurora WM” produziu, ao longo do dia, 49,75 quilos de leite, e também foi escolhida pelos juízes da prova como “o melhor úbere” do torneio leiteiro.
– A vaca premiada é filha de uma matriz do plantel da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) que o selecionador Woden Madruga havia adquirido num dos leilões da Festa do Boi, e resultado de cruza com um reprodutor Guzerá de tendência leiteira, pertencente ao criador paraibano Manoelito Dantas Vilar.
– Atualmente “Aurora WM” está sendo utilizada numa das principais centrais genéticas do Sudeste como doadora de óvulos para serem transformados em embriões e enxertados em vacas comuns que servem como “barrigas de aluguel”.
– O agrônomo Alexandre Wanderley se mantém como proprietário de 50 por cento do animal, cujo valor de mercado é avaliado em R$ 500 mil.

Encontro de Franquias promovido pelo Sebrae terá rodada de negócios e palestras

– Entre os dias 15 e 16 deste mês o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, com patrocínio do Banco do Nordeste, promoverá em Natal, no Teatro Riachuelo, o Encontro de Negócios de Franquias do RN, evento que reunirá cerca de 200 pessoas para repassar informações técnicas e transmitir conhecimento sobre esse modelo de empreendedorismo.
– Trata-se do primeiro conclave do gênero a ter lugar no Estado, dirigido especialmente para quem tem interesse em investir num setor da economia que vem apresentando crescimento muito acima da média e que, em 2012, faturou no país 16,2 por cento a mais do que no exercício anterior.
– As inscrições, ao custo de R$ 60,00, continuam abertas e podem ser feitas através da internet (http://encontrodefranquias.com.br/).
– A programação do Encontro de Negócios de Franquias do RN incluirá quatro palestras a cargo de consultores da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e de uma rodada de negócios para aproximar franqueadores de futuros franqueados.
– As franquias que atuarão como âncoras da rodada de negócios são a Container Segurança (serviços de locação de containers e equipamentos), Belle Bijou (bijuterias), X Picanha (alimentação), Sushiloko (alimentação), Gigatron (tecnologia da informação), Livraria 100% Cristão, Fábrica Di Chocolate (alimentação), 10 Pastéis (alimentação), Ensina Mais (complemento escolar e cursos profissionalizantes), Rock & Ribs (alimentação), Parallele (cosméticos), Easy Comp (centro de ensino e profissionalização), Rockfeller Idiomas, Ótica São José, PROCOB (serviços de consultas cadastrais, proteção contra fraudes, cobrança e recuperação de créditos e marketing direto) e Farmafómula (farmácia de manipulação).

 

Workshop da Abih/RN bem sucedido em Maceió

– Ocorreu ontem à noite na capital alagoana, no hotel Maceió Atlantic Suítes, a primeira etapa do “roadshow” que os hoteleiros vinculados à Abih/RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) programaram para levar a efeito este mês nas principais capitais nordestinas.
– Um total de 32 associados da Abih no Rio Grande do Norte apresentaram seus produtos aos agentes de viagem do Estado de Alagoas, todos com o objetivo de divulgar regionalmente Natal e demais polos turísticos potiguares.
– Está sendo explorada como tema do “roadshow” a frase “Rio Grande do Norte, a Flor do Caribe”, numa alusão direta à novela que a Rede Globo está levando ao ar todas as noites, que tem como cenário o litoral e outras paisagens do RN.
– Na noite de hoje o “roadshow” será realizado em Recife.

Sebrae e Anorc divulgam programação do XI Enel

– O Sebrae/RN e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) finalizaram a programação técnica do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), evento técnico que atrairá para o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, entre os dias 5 e 8 de junho, cerca de 15 mil participantes de todos os Estados que compõem o semiárido.
– Ao contrário das duas vezes anteriores (2003 e 2007) em que este evento regional aconteceu no Rio Grande do Norte, quando esteve acoplado à programação da Festa do Boi (principal exposição agropecuária do Estado), agora ele ganha relevo e vida própria, planejado para servir de ponto de partida para uma série de ações do poder público e da iniciativa privada que levem à reconstrução da bacia leiteira do Nordeste duramente afetada pela grande seca que atinge o semiárido.
– Da programação do XI Enel constam palestras, cursos, painéis, mesas redondas, debates, feira de máquinas e equipamentos, exposição de gado leiteiro, provas de desempenho produtivo, discussões sobre política de crédito, concurso de produtos lácteos, estudos de casos, etc.. A grade completa está no site http://enel.rn.sebrae.com.br, onde também estão sendo realizadas as inscrições.
– Os cursos envolvem vários temas, como morfologia para caprinos e ovinos leiteiros, produção de biomassa à base de mandioca, dietas a partir de volumosos, inovação tecnológica nas propriedades rurais, aplicação de Nisina em queijos artesanais, fabricação de iogurte e bebidas lácteas, fabricação de queijo de minas frescal, estruturação de pequenos laticínios para comercialização de produtos, cálculo da quantidade de forragem para o rebanho, utilização da palma forrageira, pragas e doenças que afetam a palma, melhoramento genético, ordenha higiênica, entre outros.
– Outro ponto alto do Enel será o painel “Práticas de Convivência com a Seca”, que irá reunir especialistas no assunto de vários Estados para discutir alternativas para driblar a baixa produção do segmento em épocas de estiagem.
– Os cursos e minicursos na área de derivados do leite serão ministrados pelo corpo técnico da maior escola de laticínios do Brasil, o Instituto Cândido Tostes, situado em Minas Gerais.
– Durante o Enel será realizado também o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura, no qual será proposta uma política pública para impulsionar a pecuária leiteira em toda a região.
– Para promover o XI Enel o Sebrae/RN e a Anorc estão contando com apoio do Sebrae Nacional, do Governo do Estado (através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca), das federações da Agricultura, do Comércio e da Indústria do Rio Grande do Norte, além do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Compartilhar: