Veja os perigos existentes em ser um atleta apenas de final de semana

Perfil é de pessoas que na juventude se exercitavam entre 3 e 5 vezes por semana

Para ser um atleta de final de semana sem riscos é preciso realizar exames médicos. Foto: Divulgação
Para ser um atleta de final de semana sem riscos é preciso realizar exames médicos. Foto: Divulgação

Os compromissos com o trabalho, a família e os amigos acabam, em alguns casos, tirando o tempo que as pessoas poderiam utilizar para a prática de exercícios físicos. O dia a dia corrido é um dos principais responsáveis por tornar a pessoa um atleta de final de semana.

É importante ter muito cuidado para que o esporte praticado em seu tempo de lazer não se torne motivo de dores musculares ou tenha até mesmo consequências mais graves para sua saúde.

O perfil do atleta de final de semana é aquela pessoa que praticava esportes regularmente durante a juventude e teve uma redução drástica na frequência dos exercícios. Se antes exercitava-se três ou quatro vezes na semana, agora consegue tempo para apenas uma. Apesar de o exercício físico ser essencial para a saúde, fazê-lo de maneira incorreta pode ser pior do que não fazer.

Cuidados para ser um atleta de final de semana

O primeiro passo para você se tornar um atleta de final de semana sem maiores complicações é fazer exames cardíacos periódicos, para se certificar de que está tudo bem com a saúde de seu coração.

Antes mesmo de começar a prática de exercícios, você deve procurar um médico. Se possível, busque o auxílio de um profissional da área de educação física para que ele possa lhe dar algumas orientações sobre o tipo de exercício mais adequado.

Outra característica do atleta de final de semana é pensar que pode executar já no primeiro dia de atividade a mesma carga de exercícios que fazia há algum tempo. Se você jogava uma partida inteira de futebol, correndo intensamente durante os 90 minutos do jogo, esqueça. Procure começar de forma mais lenta, jogando apenas alguns minutos, para que o seu organismo possa se acostumar aos poucos com os exercícios.

Fique atento com a temperatura ambiente. Dias muito quentes fazem com que você sue muito mais eperca mais líquido. A reposição deve ser adequada para que haja risco de desidratação, e isso pode acarretar em problemas mais sérios. Lembre-se que quando está suando não está necessariamente perdendo peso, mas sim líquido.

Atleta de final de semana deve evitar abusos

Um atleta de final de semana costuma atrelar a atividade física com uma espécie de recompensa alimentar. Evite exageros com bebida alcoólica ou comida muito pesada, como churrasco e feijoada, antes e depois da atividade física. Alimentos pesados limitam a sua capacidade de se exercitar.

Procure sempre alongar antes e depois de realizar a atividade física. O alongamento ajuda a evitar lesões musculares e cãibras, que irão lhe impossibilitar de praticar exercícios. Procure aquecer durante alguns minutos com uma caminhada ou corrida leve antes de começar uma atividade mais intensa.

Lembre-se que toda a atividade física gera algum tipo de desconforto, mas ele deve ser proporcional ao exercício que você está realizando. Dores no peito, tontura, náuseas e formigamento nos braços podem ser sintomas de alguma complicação cardíaca.

Neste caso, pare imediatamente e procure um médico. A prática esportiva deve ser algo prazeroso, e os atletas de final de semana devem ter esses cuidados para aproveitá-la com segurança.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade