A viagem de Chico – Vicente Serejo

Quem admira a fé, a benevolência e a humildade, independentemente de se ater a uma religião, certamente admira Chico Xavier…

Quem admira a fé, a benevolência e a humildade, independentemente de se ater a uma religião, certamente admira Chico Xavier – ícone brasileiro da Doutrina Espírita. Depois que um filme sobre ele foi produzido, há alguns anos, foi possível conhecê-lo melhor e se demorar um pouco mais em seu exemplo de vida. “Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser”.

Em 30 de junho de 2002, um dia feliz para os brasileiros por causa da vitória na Copa do Mundo, ele partia para o plano espiritual, conforme seu guia Emmanuel havia adiantado. São 12 anos de sua “viagem” e as obras psicografadas por ele continuam mais vivas do que nunca. Mais de 400 livros, dos quais jamais cobrou direitos autorais. Nem mesmo reconhecia sua autoria. Mesmo aos mais incrédulos, creio que tais números, pelo menos, impressionem.

Mensagens de amor, de esperança, de caridade, de reforma íntima, de persistência, de aceitação, de perdão. Mensagens em consonância com o Cristo. Quem nunca compartilhou suas frases nas redes sociais? Talvez, ele e Clarice Lispector sejam alguns dos mais citados nas relações pela internet. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo; qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” – é clássica.

Conseguiu cumprir a missão espiritual para o qual foi chamado, sem deixar de cumprir suas missões na vida terrena. Acolhedor como a maioria dos mineiros, não deixava que pessoas passassem por sua vida, no interior de Minas Gerais, sem tentar, humildemente, provocar uma mudança positiva. “Deixe algum sinal de alegria por onde passes”.

Também demonstrou que uma vida plena é para quem está disposto a se esforçar, sem se abater, a se expandir como ser humano, a suplantar a si mesmo. Ferrenho defensor da reforma íntima, denominada desta maneira no Espiritismo, mas comum, em termos conceituais, a qualquer crença religiosa. Para ele, recomeçar foi algo natural, como viver e morrer. Uma folha de papel em branco geralmente intimida. Porém, ele estava disposto a escrever novas páginas a cada amanhecer. “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta”.

Disputas internas

A insatisfação dos candidatos a deputado na chapa Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB) continua. As coligações formadas por ele na proporcional não agradaram. Há quem aposte em um quociente desfavorável, que vai dificultar a entrada de muitos. As disputas internas prometem ser grandes.

Extraordinária

O Projeto de Lei que cria o “aluguel cidadão” para os moradores do bairro de Mãe Luiza, atingidos pelos deslizamentos de terra das últimas semanas, protocolado pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT), será votado nesta terça-feira (01), em sessão extraordinária na Câmara de Natal.

Extraordinária II

A matéria prevê que as famílias com renda inferior a três salários mínimos receberão um suporte do Executivo Municipal no valor R$ 724,00 por mês, de acordo com o líder da bancada governista, vereador Júlio Protásio (PSB), durante audiência pública, nesta segunda-feira.

13º salário

O governo do Estado anunciou o calendário de pagamento do 13º salário de 2014. A primeira parcela (20%) será depositada no próximo dia 16 de julho, mesmo percentual que será pago no dia 18 de agosto, com total de R$ 110 milhões. Os 60% restantes serão pagos no dia 20 de dezembro.

Planalto

A governadora Rosalba Ciarlini, a secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e outros dez governadores estão em Brasília, nesta terça-feira (01), participando do lançamento dos projetos audiovisuais que serão contemplados pela Ancine no RN. Presidenta Dilma Rousseff e ministra da Cultura Marta Suplicy presentes no evento.

Natal em fotos

Já disponível o quarto livro do repórter fotográfico Canindé Soares – “Natal em Fotos”, que eterniza imagens da Copa do Mundo no RN, com fotos de Marinho Chagas, operários, construtores, praias e principais cartões postais locais. A obra conta com organização, legendas e texto de apresentação do jornalista Jean Valério, além de textos especiais de Paulo Araújo e Rubens Lemos.

Festival na Pipa

O Fest Bossa & Jazz Pipa 2014, que será realizado de 21 a 24 de agosto, na praia da Pipa, já está disponibilizando as inscrições para seleção dos artistas locais que se apresentarão no palco “Novos Talentos do RN”.

Novos talentos

A iniciativa tem o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho de jovens artistas que desenvolvam trabalhos musicais nos estilos jazz, bossa nova, blues ou música instrumental no RN. No ano passado, o festival recebeu vídeos de mais de 40 artistas.

Presença confirmada

O doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido, Sílvio Meira, é o palestrante, já confirmado, para a abertura da 14ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic) que o UNI-RN promove em outubro. Este ano, o evento tem como tema: Educação e Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Profissional.

Educação inclusiva

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Teófilo Galvão reuniu livros e pesquisas sobre educação inclusiva, produzidos por professores de universidades de todo o país, para disponibilizá-los para download. Para baixar o material, o link é www.galvaofilho.net.

Compartilhar: