Vitória do medo? – Danilo Sá

Em 2002, logo após ser eleito presidente da República em uma campanha histórica, Luiz Inácio Lula da Silva disse a…

Em 2002, logo após ser eleito presidente da República em uma campanha histórica, Luiz Inácio Lula da Silva disse a imprensa uma das frases mais representativas do período eleitoral pelo qual o país passava. “A esperança venceu o medo”, disse o então eufórico e emocionado ex-torneiro mecânico, prestes a assumir o cargo mais importante da nação.

Quase 14 anos depois, por uma ironia incrível do destino, a situação se inverte. Na TV, em seu programa eleitoral e nas diversas inserções partidárias, o partido do ex-presidente investe alto no crescimento do medo da população em perder o que o PT aponta como benefícios conquistados na última década. Em uma produção de boa qualidade, mostra pessoas bem sucedidas assustadas com suas imagens do passado.

Coincidentemente, as imagens foram ao ar quase ao mesmo tempo em que várias cidades do país voltaram a registrar seguidos protestos. Na pauta das reivindicações, a insatisfação popular com a qualidade dos serviços básicos, como saúde e educação, além da crescente insegurança e do péssimo sistema de transporte público. Tudo isso, claro, cercado pelas críticas aos altos gastos com a Copa do Mundo.

De certa forma, quando cresce a vontade da sociedade em lutar por um futuro melhor, não é muito adequado tentar jogar na mente das pessoas o medo de dar novos passos. Pior, ainda acaba jogando para o adversário o discurso vitorioso e marcante de 2002. Ora, como fazer para defender a vitória do medo sobre a esperança? Um cenário de difícil previsão para qualquer um dos lados.

De certa forma, a atitude governista de partir para o ataque e defender as “conquistas” dos últimos anos, é uma clara demonstração de que a ficha da aproximação de uma dura campanha pela frente caiu. Não será fácil para Dilma conquistar a reeleição, e a base aliada parece ter percebido isso. Resta saber se a estratégia surtirá resultado e consagrará a vitória do medo

BOM NEGÓCIO?

A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras na chamada Província Pré-Sal, nas Bacias de Santos e Campos, superou, no último dia 11 de maio, o patamar de 470 mil barris de petróleo por dia, o que representa um novo recorde de produção diário. Incrível, a estatal continua gerando grandes negócios mas está afundada em dívidas e perdendo valor diariamente. Isso é o que se chama de péssima administração.

ARTICULAÇÃO

Não deve prosperar o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. A maioria da casa, hoje composta por aliados do deputado federal Henrique Eduardo Alves, não aceitará colocar no poder o vice-governador Robinson Faria. No cargo, o provável adversário de Henrique estaria fortalecido.

APOIOS

Por falar em Henrique, o jornalista Diógenes Dantas disse hoje, em seu programa de rádio na 96 FM, que o parlamentar está articulando o apoio de mais uma dezena de partidos nos próximos dias. Quando questionado sobre o fato de Robinson ficar isolado, o peemedebista ironizou, e disse que o vice já tem o PT. “Quer apoio melhor do que esse? Já tem Fátima, Já tem Sérvolo Botocudo…”

REPERCUSSÃO

Para quem já esqueceu, Sérvolo é o nome do petista integrante da comissão de ética do PT potiguar, que está sendo investigado pela Polícia Federal. O cidadão escreveu no seu facebook pessoal uma série de ameaças de morte ao ministro Joaquim Barbosa. Tão logo a notícia ganhou destaque na imprensa nacional, o PT tratou de se afastar do tal Sérvolo.

DE OLHO NA COPA

Dezenas de colégios públicos e indígenas receberão ingressos gratuitos para levar seus alunos aos jogos da Copa do Mundo. Em Natal, são quase 100 escolas selecionadas e cerca de 3 mil ingressos distribuídos. É bom a Fifa ficar em cima da destinação destas entradas, para fiscalizar se as mesmas serão realmente utilizadas por estudantes.

INSEGURANÇA

O caos em que se transformou o estado de Pernambuco com a greve da Polícia Militar assustou a todo o país. O medo é que a cena se repita nos municípios onde o movimento também aconteça, como está previsto para ocorrer em Natal nesta próxima segunda-feira (19). Com os PMs de braços cruzados, a população, já insegura, fica totalmente entregue a bandidagem. É bom o governo fazer algo antes que seja tarde.

MERCADO

A Waynes Burger Star, hamburgueria que cresce no mercado natalense, deu largada ao projeto de expansão e vai abrir a sua segunda loja, em formato franquia. Após meses de planejamento e adequação de processos, a marca Waynes, com seus hambúrgueres especiais e saladas diferenciadas, está pronta para ser franqueada. A segunda loja, e primeira franquia, será aberta no bairro de Capim Macio, próximo a UNP da Avenida Engenheiro Roberto Freire, e funcionará também com delivery.

ALAGAMENTOS

Mais um dia de chuvas e, novamente, as ruas da cidade voltaram a sofrer. A região próxima as obras de mobilidade se transformou em um verdadeiro caos. Muita lama para todo lado. E ainda o risco maior de atraso no final das obras. Imagine na Copa.

GIRA MUNDO

Convocado para a Copa do Mundo, o uruguaio Luis Suárez estará no Brasil em junho para tentar escrever mais um capítulo de sua bela trajetória recente. A ligação da carreira do atacante com o país, no entanto, poderia ter sido iniciada bem antes. Tudo porque o jogador foi oferecido ao Flamengo no início de 2006, quando tinha 19 anos. Mas o técnico Andrade, então observador do Rubro-negro, não quis. Segundo o ex-treinador do time da Gávea, o artilheiro e melhor jogador do último campeonato inglês não tinha muito potencial. Andrade ainda criticou o poder de finalização de um dos principais atacantes do mundo em seu início de carreira.

Compartilhar:
    Publicidade